Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 06:52

    Imprimir


Pessoas ligeiramente acima do peso tendem a viver mais do que quem é obeso ou está abaixo do peso normal, segundo uma pesquisa publicada na revista científica Journal of American Medical Association. O estudo feito pelo Centro Americano de Controle de Doenças analisou dados de três pesquisas americanas sobre saúde e nutrição realizadas nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Os pesquisadores utilizaram o índice de massa corpórea (IMC), que é o peso dividido pela altura ao quadrado. A faixa de IMC de pessoas normais vai de 18,5 a 25, sendo que um índice acima de 30 caracteriza obesidade. Eles descobriram que pessoas com o IMC acima de 25, mas abaixo de 30, não teriam uma expectativa de vida menor.

Obesidade ruim

A maior expectativa de vida foi encontrada em pessoas com IMC de 25, na fronteira entre o peso ideal e estar acima do peso. Outra descoberta do estudo foi que o risco de morte ligado à obesidade diminuiu ao longo das décadas. Eles dizem que isso acontece porque as pessoas vêm adotando um estilo de vida mais saudável e contando com melhores recursos da medicina.

Especialistas, entretanto, afirmam que o estudo apenas levou em conta a expectativa de vida das pessoas e não doenças relacionadas com excesso de peso. "Não existe a menor dúvida de que ser obeso é ruim para você", diz William Cochran, nutricionista do Sistema de Saúde Geisinger, na Pensilvânia, Estados Unidos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344398/visualizar/