Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 17:17
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Repensando a função do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares. Este será o principal tema a ser debatido em um seminário que será realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos próximos dias 27, 28 e 29. Com o tema “Ressignificando Práticas e Identidades”, a Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc desenvolverá uma formação continuada aos 440 profissionais que trabalham a questão pedagógica nas escolas.

A abertura do evento ocorrerá às 9h do dia 27, e contará com a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz e o coordenador do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Francisco Potiguara.

De acordo com a líder da equipe de Ensino Médio da Seduc, Elisabeth dos Santos Resende, o coordenador tem papel fundamental na área pedagógica, mas tem exercido outras funções. “Percebemos que por falta de estrutura, e até informação, esses profissionais estão ocupando outro papel dentro das unidades escolares. O coordenador deve atuar no auxílio aos professores, no setor pedagógico, com a elaboração de planos de trabalho, estudo e aula”, frisa.

Segundo a líder do Ensino Médio, a figura do coordenador surgiu na década de 70, período da ditadura militar, com a função de acompanhar o comportamento dos alunos e observar aspectos da disciplina nas escolas. “Eram funções de supervisionar, orientar e administrar. É por esse motivo, que até hoje os coordenadores são designados para serviços como tocar o sino, subir aula, acompanhar alunos no pátio”, explica.

Elisabeth destaca que na lei complementar Nº 206, de dezembro de 2004 as competências funcionais do coordenador foram redefinidas. Ele passou a receber Dedicação Exclusiva -30% sobre o subsídio do professor -, e atribuição fundamentalmente pedagógica. As palestras serão ministradas pelas professoras doutoras Jorcelina Fernandes, da UFMT; e Marise Nogueira Ramos, da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344826/visualizar/