Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Abril de 2005 às 19:50
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Francisca Novantino Pinto de Ângelo, membro da equipe de Educação Escolar Indígena, irá realizar, nesta terça-feira (19), sua defesa de Dissertação de Mestrado. O tema defendido por ela, que faz parte da etnia Paresi, será o processo de inclusão das escolas indígenas no sistema oficial de ensino de Mato Grosso.

Com o título “Protagonismo Indígena”, Francisca Novantino fez uma reflexão sobre o processo de inclusão das unidades escolares indígenas, a partir da Legislação específica e da Constituição Federal. Em sua defesa, a professora indígena buscou a forma de tratamento que o Estado brasileiro desprende aos povos indígenas, passando pelo período colonial, chegando até a iniciação da escolarização dos índios. “Sabemos que a escolarização dos povos indígenas iniciou-se com os índios Paresi e Bororo”, disse a mestranda.

Desde o ano de 1985, quando ministrava aulas na aldeia Rio Formoso, localizada no município de Tangará da Serra (a 240 quilômetros de Cuiabá), Francisca vem abordando assuntos relacionados à escolarização indígena. “Não é porque sou índia paresi que desenvolvi esta tese, mas porque sempre estive presente neste processo de educação indígena, atuando na defesa das questões indígenas”, ressalta Francisca.

Para realizar a sua tese, a professora passou cinco anos levantando dados históricos, biográficos e colhendo entrevistas com índios. De acordo com ela, nada melhor do que as vozes dos próprios índios para contar todo processo de escolarização. Francisca vai narrar também a trajetória de Marechal Candido Rondon em visita nas aldeias indígenas. Além disso, ela levanta questionamentos sobre o 3º Grau Indígena e o Movimento Indígena.

A defesa da dissertação de mestrado da servidora faz parte da programação da “Semana dos Povos Indígenas: A Política Indigenista no Brasil”, que será realizada no período de 18 a 20 de abril no Sesc Arsenal e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em comemoração ao Dia do Índio.

O evento ocorre a partir das 14h, no Auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sala 67.

Francisca Novantino Pinto de Ângelo também é presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena do Estado de Mato Grosso, e membro do Conselho Nacional.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345181/visualizar/