Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Abril de 2005 às 17:14
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Alunos da Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda, no município de General Carneiro (a 449 quilômetros de Cuiabá) realizarão nesta quarta-feira (20.04), a partir das 8h, o Projeto “Índio: a história e a realidade local dos índios Xavante e Bororo”. O evento contará com a participação de alunos, professores e índios das aldeias Sangradouro e Meruri.

Na ocasião, os estudantes irão apresentar, por meio de teatro e cartazes, rituais e lendas indígenas. Uma mostra sobre as plantas medicinais usadas pelos índios nas aldeias, como remédio, estará exposta, e o artesanato indígena também será destaque com a exposição de duas ocas, cocais e arcos.

Também estará à disposição da comunidade, uma cartilha com a tradução das línguas indígenas Xavante e Bororo. “Todos os trabalhos que serão apresentados vão enriquecer o nosso conhecimento, uma vez que a escola tem alunos das duas aldeias e, hoje, um dos temas mais discutidos em nosso meio é encontrar uma maneira de diminuir o índice de evasão escolar e repetência”, ressalta a diretora da escola Ivone Midori Fucuda Mioki.

Durante o evento, o vereador Bartolomeu Troponha, da aldeia Sangradouro, ministrará uma palestra sobre a história do índio em Mato Grosso. A tarde a programação segue com várias atividades esportivas, entre elas, jogos de futebol de campo e futebol de salão, onde os alunos jogam com estudantes índios convidados.

“O esporte traz a inteiração de povos, raças e classes sociais e isso que a gente quer proporcionar para os alunos, principalmente, aos alunos da aldeia Sangradouro os índios Xavantes, que apresentam dificuldades em se relacionar e comunicar”, finaliza a diretora.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345218/visualizar/