Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 10:41
Por: NEUSA BAPTISTA

    Imprimir


O planejamento da educação superior já começou a ser discutido no campus da Unemat de Tangará da Serra. A informação foi comentada pela coordenadora do campus, Ivonete Inês de Carvalho, na última sexta-feira (15.04), quando foi realizada a reunião entre a diretoria do campus e a equipe da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), na qual foi discutida com a comunidade a necessidade e a possibilidade de melhorar o planejamento das ações da instituição, integrando melhor as necessidades de seus 11 campi.

Ivonete informou que uma discussão sobre o ensino superior já está sendo feita com outras universidades do município, e que um planejamento para a área está sendo elaborado. Até maio, a equipe da Secitec, formado pela secretária da pasta, Flávia Nogueira, pelo presidente da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso), Antônio Carlos Camacho, e pelos superintendentes Ilma Grisoste e Geraldo Grossi Júnior, visitará os campi de Juara, Pontes e Lacerda e Cáceres.

Um dos temas tratados na reunião em Tangará referiu-se à expansão da Unemat que, de acordo com a equipe da Secitec, precisa ser mais bem planejada. “Não podemos deixar de expandir, mas precisamos expandir com responsabilidade”, destacou Ivonete. “Se pararmos seremos atropelados.” Para ela, a universidade não deve parar de criar cursos, mas sim cria-los com condições para que eles se mantenham.

CURSOS - “Os cursos que já estão instalados precisam ser melhorados, e os que vierem têm que estar já no mesmo nível de qualidade”, disse Antônio Carlos Camacho. Ele informou que a Unemat já conta com dois cursos de pós-graduação interinstitucionais, um na área de Biologia, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo, e outro em Matemática, que será ministrado por profissionais da Universidade de Campinas (Unicamp), também de São Paulo. “Pretendemos ter 200 bolsistas até o final do ano”, disse Camacho.

EXPECTATIVAS - Uma das expectativas apresentadas pelo campus de Tangará da Serra foi com referência ao programa de Ciências Agroambientais, elaborado por pesquisadores da instituição, iniciativa inovadora e inédita, que prevê a instalação de um centro para o oferecimento de cursos das mais diversas áreas com foco em agricultura familiar. Sobre o assunto, a secretária Flávia Nogueira afirmou que a iniciativa do centro é louvável, porém ela precisa ser inserida em uma proposta maior, que parta da Unemat como instituição. “Essa idéia é fantástica, eu já a conheço; nossa argumentação é de que ela seja incorporada em um planejamento de longo prazo que seja desenvolvido pela Unemat como um todo”, disse ela.

RECURSOS – Professores presentes à reunião solicitaram à Fapemat recursos para investimento em infra-estrutura, explicando as dificuldades que os cursos enfrentam com falta de ônibus, por exemplo. Em resposta o presidente da instituição salientou que, embora possam ser utilizados para isso, os recursos da Fapemat destinam-se ao fomento à pesquisa. “Recebemos pedidos no montante de R$ 1,7 milhão de campi isolados da Unemat; é preciso que a Unemat reflita e planeje, a fim de apresentar propostas como instituição e não como campus.”

Os professores e alunos de Tangará sugeriram que a retomada do congresso interno da instituição, propondo que um novo congresso seja feito a fim de apresentar as decisões de cada campus sobre o planejamento estratégico da instuição.

Na próxima semana, a equipe da Secitec visitará o campus de Juara (25/04) e Pontes e Lacerda (27/04), encerrando as visitas em Cáceres (12/05).





Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345604/visualizar/