Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 17 de Abril de 2005 às 21:50

    Imprimir


A Coordenação de Ensino de Graduação (CEG) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), juntamente com os coordenadores de cursos, está preparando para junho o Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é discutir a proposta de reformulação desses cursos. As discussões preliminares começaram na semana passada, em Cuiabá, durante reunião de trabalho do grupo, estão agora em andamento nas coordenações de cursos e deverão se estender, em uma próxima etapa, aos demais campi. De acordo com Rosilene Maria dos Santos, pedagoga da CEG, está sendo feito um estudo para definir a política de formação do profissional da educação na UFMT, que deverá ser pauta do Fórum.

As mudanças devem atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docente e ocorrem, também, ´´pela necessidade de repensar a formação de professores e o currículo das licenciaturas na UFMT´´, completa. A Universidade Federal de Mato Grosso mantém 14 licenciaturas em Cuiabá - entre as quais Pedagogia, oferecida em três modalidades –, nove no campus de Rondonópolis e quatro no campus do Médio Araguaia.

A organização do Fórum será tema de nova reunião de trabalho marcada para maio. O evento deverá reunir convidados de outras instituições, autoridades do Ministério da Educação, coordenadores e professores de prática de ensino. Os resultados finais serão sistematizados em um documento a ser enviado ao MEC prevendo os recursos necessários à implementação da proposta, que implicará em investimentos nos espaços institucionais, pelo Governo Federal, e preverá contrapartidas do Estado e municípios em um programa conjunto de qualificação cujos resultados terão reflexo direto na sociedade.

A finalidade é, não só construir as diretrizes da UFMT para as licenciaturas, mas a formulação do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) desses cursos, daí a importância do acompanhamento e do envolvimento de docentes e alunos nesse processo, observa a pedagoga.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345822/visualizar/