Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 16 de Abril de 2005 às 14:59

    Imprimir


O chefe do Departamento de Ciência da Computação, professor Arlenes Silvino da Silva, representou a Universidade Federa de Mato Grosso (UFMT), no Seminário ´´Promovendo o uso inovador de redes avançadas nas comunidades de Educação e Pesquisa: relacionamento, capacitação, gestão das TIC e projetos colaborativos´´. O evento reuniu os representantes dos núcleos de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior, segunda e terça-feira (11 e 12), na sede da Andifes, em Brasília.

O seminário foi promovido pela Andifes em conjunto com o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os participantes puderam conhecer os diferentes projetos desenvolvidos pela RNP e discutir formas de aperfeiçoamento e utilização de novas aplicações para o setor.

Marcus Vinícius Mannarino, do departamento de Comunicação e Marketing da RNP, apresentou aos participantes os principais serviços oferecidos pela RNP e que têm como foco as instituições federais de ensino superior e grupos de pesquisa. O primeiro deles é o Portal de Vídeos Digitais, um acervo digital de filmes, documentários, imagens, palestras, seminários e materiais digitalizados referentes a ensino e pesquisa, desenvolvidos em qualquer área do conhecimento, nas Ifes.

´´A idéia é divulgar e disseminar as contribuições enviadas pelas universidades, além de incentivar a produção de material científico, ampliando o acervo do Portal que ainda é pequeno´´, diz Mannarino. Ele destacou o pretensão da RNP em buscar parceiros para criar uma mostra nacional de vídeos científicos. Outro serviço apresentado por Mannarino foi a Videoconferência. Uma ferramenta que permite a realização de reuniões no âmbito das instituições federais de ensino superior, ministérios e unidades de pesquisa conectados à RNP.

Tanto a Videoconferência quanto o Portal de Vídeos Digitais estão disponíveis no site da RNP – www.rnp.br/serviços . Além desses serviços, a RNP está multiplicando a sua capacidade de transmissão de dados de maneira a viabilizar o uso de áudio e vídeo de forma mais intensa, inclusive com a participação em redes internacionais.

Uma das novidades que chamou a atenção do público, no Seminário, foi o uso do VoIP, sigla em inglês que significa voz sobre protocolo de internet, e permite o uso do telefone via internet. ´´Esta é uma ferramenta muito útil para as instituições. Com a telefonia sobre IP podemos nos comunicar com qualquer outro estado, sem usar a linha convencional, o que significa uma grande economia para as instituições´´, disse Nicolau Haviara, diretor do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Catarina, que já utiliza o IP, inclusive para se comunicar com o MEC. O Middleware também foi assunto de destaque no segundo dia do Seminário, na Andifes. O professor Osvaldo Carvalho explicou a função do Middleware e as vantagens de sua adoção para as instituições. Esta ´´camada de software´´ como descreve o professor, concentra serviços como identificação, autenticação, autorização, diretórios, certificados digitais e outras ferramentas para segurança. Segundo Carvalho, ´´as aplicações tradicionais implementam vários destes serviços, tratados de forma independente por cada uma delas. As aplicações atuais, no entanto, delegam e centralizam estes serviços na camada de Middleware´´. O uso do Middleware facilita o armazenamento de informações pela instituição e o acesso do usuário a diferentes serviços, promovendo inclusive a cooperação entre instituição, a simplificação da administração dos sistemas e o aproveitamento de aplicações por diversas instituições.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346025/visualizar/