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Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 10:47
Por: Soraia Ferreira

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Com o objetivo de envolver Estados e municípios na elaboração de políticas para Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciou, nesta quarta-feira (13.04), o seminário “Qualidade Social para Educação”, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário da SEB, Francisco das Chagas Fernandes, juntamente com a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz; o secretário Municipal de Educação de Cuiabá, João Valente; e o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Sirineu Moleta.

O seminário conta com mais de 300 participantes, entre secretários estaduais e municipais de educação, representantes de conselhos e entidades de classe de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Durante três dias, eles irão discutir questões relacionadas: à integração e credenciamento das instituições de educação infantil aos sistemas de ensino; à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; à política nacional de formação de leitores na escola; e à formação continuada de professores da Educação Básica.

Na ocasião, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, destacou a importância de que Mato Grosso está abrindo a série de dez seminários que serão realizados em vários Estados.

“Todos os assuntos pautados para este encontro são itens essenciais para garantir a qualidade de ensino. Hoje, 98% das crianças em idade escolar estão em sala de aula, mas não basta mais ter acesso à escola e sim oferecer recursos para que essas crianças se mantenham nas unidades e também excelência nos serviços prestados e por esse motivo dar aos profissionais subsídios para essa oferta”, salienta.

Francisco da Chagas, que definiu o encontro como articulador, discorreu sobre a atual situação da educação no Brasil e a necessidade de se criar projetos que elevem a qualidade do processo de ensino aprendizado. “Trouxemos uma série de programas para serem discutidos com a sociedade, de maneira a serem implantados da melhor forma possível”, disse o secretário, referindo-se aos projetos de formação de professores elaborados pelo MEC, como o Pró-licenciatura e o Pró-infantil.

A criação do Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação (Fundeb) é outro assunto que foi abordado pelo secretário em sua palestra. Além de integrar as políticas de educação básica, essa ação promovida pelo governo federal e Undime também irá fazer uma aproximação entre os sistemas de ensino e as universidades, que fazem parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica.




Fonte: Assesorial/seduc-mt

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