Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 17:01
Por: NIKA PEREIRA

    Imprimir


Alunos e profissionais da Escola Estadual Governador João Ponce de Arruda, localizada no município de Arenápolis (a 449 quilômetros de Cuiabá), buscam por meio de atividades pedagógicas a melhoria da qualidade de ensino na região. Durante o ano de 2004, os estudantes desenvolveram e aplicaram idéias criadas dentro da sala de aula.

A iniciativa vem dando resultados positivos. As ações foram incluídas em um só projeto que recebeu o nome de “Escola Interativa”, que objetiva desenvolver o trabalho participativo com a comunidade escolar interna e externa, buscando uma aprendizagem de qualidade dentro do contexto da realidade local.

Para que as ações sejam realizadas com sucesso, os alunos discutem com a comunidade os problemas que enfrentam no cotidiano da prática pedagógica e as alternativas para soluciona-las. “Interagir pais e professores na construção da aprendizagem do aluno”, ressalta a diretora da escola Marilene Gomes da Silva.

Levar a comunidade para dentro da escola, com o desenvolvimento de Feira de Ciências, Leitura dos Alunos, Arte na Escola, Noite Interativa e Folclórica, Esporte Comunitário, Jogos e Exposição Interativa, estavam entre as atividades feitas pela escola.

Para divulgar todas essas ações, os alunos criaram um jornal. Dentro dele eram informadas todas as ações realizadas pelo Projeto Escola Interativa, isso motivou o surgimento de mais idéias na busca da qualidade de vida por meio da Educação.

“Tendo a comunidade como parceira na aplicação de idéias, é meio caminho percorrido para o fortalecimento da educação na nossa região, considerando a necessidade que tem a escola na construção do conhecimento do aluno e a grande dificuldade em romper com esse sistema individualista”, salienta Marilene.

A diretora destaca que o processo educacional determina a formação do caráter do indivíduo, como cidadão consciente da sua qualidade de ser humano, das responsabilidades civis de seus direitos.

“Precisamos que muito mais do que ensinar conteúdos por meio de métodos adequados a atividade educacional, a escola visa formar o cidadão para o exercício da cidadania”, finaliza a diretora Marilene Gomes.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348205/visualizar/