Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 15:50
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou nesta quinta-feira (7) uma campanha de divulgação que enfoca a aprovação de alunos de escolas estaduais no vestibular 2005 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Levantamento feito pela universidade demonstra que das 2.473 vagas oferecidas pela instituição, 892 foram preenchidas por estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino. Esse número representa 36% das vagas ofertadas.

A campanha, de acordo com a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, é uma forma que o governo vê para homenagear os estudantes. "Assim que sai os resultados das provas do vestibular, as TVs são invadidas com propagandas destacando o desempenho dos alunos de cada escola, e os nossos que muitas vezes conseguiram chegar à universidade com muito sacrifício são esquecidos", destacou.

A secretária ressaltou ainda que o governador Blairo Maggi, ao saber do número de aprovados, insistiu para a veiculação da campanha. "Agora estamos valorizando o esforço desses jovens. Infelizmente não conseguimos reunir todos no VT, mas que todos se sintam homenageados", disse.

De acordo com o relatório divulgado pelo Centro de Exames Vestibulares (CEV) da UFMT, 32.391 alunos se inscreveram ao processo seletivo de 2005. Destes, 19.370 eram de escola pública, ou seja, 59,80%. Do total de candidatos aprovados, 1.242 eram de escolas públicas (municipal, estadual e federal) de vários Estados do país, sendo que 890 estudantes cursaram, exclusivamente, na rede estadual de ensino de Mato Grosso.

O protagonista do VT é Vinícius de Freitas Silgueiro de 17 anos. Ele, que fez todo o Ensino Médio na escola estadual Albert Einstein, localizada no município de Guarantã do Norte (721 km ao Norte de Cuiabá), conseguiu uma das 70 vagas oferecidas para o curso de Engenharia Florestal, passando em 5º lugar numa concorrência de 10,23 por vaga. Assim como Vinícius, todos os alunos que participaram da propaganda são alunos de escolas estaduais que conseguiram passar no vestibular.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348229/visualizar/