Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 10:15
Por: VALÉRIA CRISTINA

    Imprimir


O coordenador da Funasa em Mato Grosso, Joci Soares Santos da Silva, informou que só a partir de 1999 a saúde indígena passou à responsabilidade do órgão. Até então havia um conflito entre Funasa e Funai. Segundo Silva, também não havia assistência médica implantada nas aldeias.

Depois que a Funasa assumiu a responsabilidade começou a ser implantado um trabalho, mas houve reclamações de desvio de recursos dos convênios destinados a atender os índios. Agora no governo Lula, conforme Silva, foram buscadas parcerias com a UFMT e a Universidade de Brasília, para assumirem a política de atenção aos povos xavantes.

O objetivo é que não aconteçam mais desvios como no governo passado. Contudo, o coordenador da Funasa deixou claro que a saúde indígena está em fase de reconstrução em Mato Grosso. Faltam ações complementares.

Está em andamento a audiência pública na Assembléia Legislativa que discute a morte de crianças indígenas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, já falou sobre o assunto e agora está falando o procurador da República, Mário Lúcio de Avelar.





Fonte: Secretaria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348328/visualizar/