Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 07:46

    Imprimir


A maconha pode impedir a obstrução das artérias e prevenir ataques do coração e apoplexias, segundo um estudo científico divulgado nesta semana na revista Nature. Os especialistas determinaram que o componente ativo da maconha, o chamado THC, não só afeta o cérebro provocando um aparente efeito de "felicidade", mas também repercute nos vasos sanguíneos.

A experiência, realizada com ratos na Universidade de Genebra, permitiu estabelecer que o THC (ou delta-9-tetrahydrocannabinol, seu nome científico) bloqueia o processo de inflamação, principal responsável pela obstrução das artérias.

Quando uma inflamação entra em contato com depósitos de gordura são produzidas as placas que provocam a obstrução, o que dá origem à aterosclerose, mal considerado a primeira causa de infartos e apoplexias no mundo ocidental.

Os cientistas do centro suíço submeteram os ratos a uma dieta rica em colesterol com o objetivo de desenvolver essas placas, para depois introduzirem o THC nos alimentos dos animais.

A experiência mostrou que, após consumir esse componente da maconha por 11 meses, em doses muito pequenas, a aparição das obstruções nas artérias havia "diminuído significativamente".

Segundo os autores do estudo, a descoberta pode abrir uma via para a prevenção da aterosclerose, enquanto outros especialistas advertem que esses resultados não significam que "fumar maconha seja bom para o coração", segundo o cientista americano Michael Roth.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348423/visualizar/