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Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 17:27
Por: NIKA PEREIRA

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Com o objetivo de valorizar a prática educativa e enriquecer o cotidiano escolar com atividades complementares como conteúdo pedagógico, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantará mais uma ação esportiva nas escolas da rede estadual: O Xadrez na Escola.

A nova modalidade será desenvolvida em parceria com o Ministério dos Esportes em 63 unidades escolares de 31 municípios. Entre elas, três escolas indígenas, localizadas nas cidades de General Carneiro e Confresa.

O xadrez é uma ação que será aplicada pelo projeto Abrindo o Jogo, inserido dentro do Programa Escola Atrativa, desenvolvido pela Seduc. Uma pesquisa encomendada pelo Clube do Xadrez revela que o jogo é capaz de potencializar em até 25% o raciocínio lógico, desenvolvendo a capacidade de concentração, observação, reflexão e análise de problemas.

Segundo o coordenador do projeto, Marconi Dantas Correa, o xadrez será uma revolução nas salas de aula, pelo benefício que o jogo vai trazer para o aluno, no desenvolvimento do autocontrole psicofísico e na formação do caráter. “Esperamos que o sucesso do projeto aconteça e possamos expandi-lo para as demais escolas, ajudando no desenvolvimento da inteligência dos nossos alunos", diz.

CAPACITAÇÃO - Durante os dias 25 a 30 de abril os professores vão passar por uma formação, realizada em tempo integral no laboratório de informática da Secretaria. O curso será ministrado por profissionais cedidos pelo Ministério dos Esportes. Os professores formadores serão os multiplicadores das informações nas escolas.

Na ocasião, eles irão receber kits contendo tabuleiros, jogos de peças, murais didáticos, livros e apostilas com regras básicas e dicas. Para desenvolver o projeto, cada estabelecimento de ensino receberá 15 kits.

O acompanhamento pedagógico é direcionado para a utilização do jogo de xadrez como objeto comum entre professores e alunos, nas mais diversas áreas: História, Geografia, Matemática, Artes, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Informática e outras.

Depois de implantado fica a cargo das escolas definir o horário, conforme o cronograma a ser estabelecido pela unidade. A ação já está sendo desenvolvida em vários estados brasileiros, entre eles: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Amazonas e Paraná.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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