Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 14:20
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Apesar de favorável à Reforma Universitária, a União Nacional dos Estudantes (UNE) faz ressalvas ao projeto. A principal reivindicação é a criação de um Plano Nacional de Assistência Estudantil que auxilie o aluno, depois de entrar na universidade, a permanecer no ensino superior e que melhore as moradias estudantis e os restaurantes universitários.

O anteprojeto atual prevê a reserva de 75% dos tributos pagos com educação para uso no próprio setor. Ao plano de assistência ao aluno seriam reservados 4% desse total. "Não se pode pensar em Reforma Universitária sem pensar num plano de permanência do estudante no ensino superior", explica o presidente da UNE em Brasília, Leandro Cerqueira.

A UNE também reivindica a expansão de vagas nos cursos noturnos das instituições públicas de ensino e a participação igual nos conselhos das universidades de alunos, professores e funcionários. A proposta atual prevê que professores tenham participação maior nos conselhos.

Leandro ressaltou que, no âmbito das faculdades privadas, é preciso que haja uma lei das mensalidades que não puna o aluno inadimplente e criticou o conservadorismo das instituições contrárias à reforma. "Não vamos abrir mão de um novo rumo para a educação brasileira e tenho certeza que os setores que são contra a reforma vão ter de engoli-la", diz.

Outros pontos do anteprojeto, de acordo com a UNE, que precisam ser melhor discutidos são a realização de conferência nacional de educação, eleições diretas para reitor e a reserva de 50% de vagas, por curso e por turno, para estudantes oriundos das escolas públicas, com cotas para afrodescendentes e indígenas.





Fonte: Radiobrás

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348587/visualizar/