Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 05 de Abril de 2005 às 21:48

    Imprimir


Doença que acomete 45 milhões de brasileiros, a hipertensão faz parte também do cotidiano dos cuiabanos. De acordo com a pesquisa Nossa Casa, realizada pela Vetor Pesquisas com chefes de família de Cuiabá, 37,6% dos entrevistados afirmaram que pelo menos uma pessoa em suas casas têm hipertensão.

A doença ataca mais as classes D e E. De acordo com a pesquisa, 51,3% das famílias inseridas nessas classes têm hipertensos. Em seguida vêm as classes A e B (38,6%) e a classe C (26,8%).

O excesso de peso é o principal vilão da hipertensão – 30% dos casos da doença estão ligados à obesidade, informa a Sociedade Brasileira de HIpertensão (SBH). E, em Cuiabá, o resultado encontrado pela pesquisa Nossa Casa mostra que apesar de 48,6% dos chefes de família de Cuiabá acreditarem que estão dentro do peso ideal, 47,8% dos entrevistados estão com as medidas acima do normal para sua altura. Foram identificados 36% de pessoas com sobrepeso, 10,4% com obesidade e 1,4% com obesidade mórbida.

Para chegar a esses números, a equipe de entrevistadores da Vetor Pesquisas adotou como parâmetro o Índice de Massa Corpórea (IMC), que consiste na divisão do peso do indivíduo, em kilogramas, por sua altura, em metros, elevada ao quadrado. Para o cálculo do IMC a pesquisa perguntou o peso do entrevistado e mediu a altura com fita métrica.

A análise do IMC por classe social mostra que 17,5% de entrevistados das classes D e E estão abaixo do peso ideal – o que sugere um quadro de desnutrição ou de dificuldades de se manter uma alimentação adequada. Em contrapartida, na análise do grupo que está com o peso normal, destacam-se as classes A e B: 46,5% desse segmento apresentaram IMC equilibrado.

Raio-X - O levantamento feito pela Vetor Pesquisas engloba ainda hábitos alimentares e relacionados à saúde do cuiabano, além de informações sobre prática de esportes, fumo e pratos típicos.

Realizada a cada dois anos com o objetivo de montar um banco de dados abrangente sobre as famílias cuiabanas, o projeto Nossa Casa é divulgado sempre às vésperas do aniversário de Cuiabá e oferece vários dados acerca do cotidiano do cuiabano. “Este ano optamos por avançar mais sobre a questão da saúde e da alimentação”, explica a Diretora de Pesquisa da Vetor Pesquisas, Miriam Braga. Na última edição, o foco foi segurança pública.

A pesquisa foi executada nos dias 12 e 13 de março com chefes de família de Cuiabá. Esta é a quinta edição do projeto, que tem como foco fazer um raio-X dos chefes de família da capital mato-grossense. No total, foram 500 entrevistas, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

Do total de entrevistados, prevalecem as mulheres (57,4%). Trinta por cento da amostra pesquisada têm idade entre 30 e 39 anos e escolaridade entre colegial completo e superior incompleto (36,6%). A renda familiar mensal de 33% dos entrevistados está compreendida entre R$ 521 e R$ 1.300 e 42,6% do total de pessoas ouvidas pertencem à classe C. Quanto ao estado civil, prevalecem os casados (59,1%).




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348841/visualizar/