Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Abril de 2005 às 17:22
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


O combate ao fumo é o tema da campanha deflagrada pela Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes. O lançamento da campanha, que contou com a adesão de aproximadamente 400 alunos do Ensino Fundamental, aconteceu no Comando Geral da PM localizado no CPA, próximo à unidade escolar.

De acordo com o diretor da “Tiradentes”, tenente coronel José Robson Figueiredo, a campanha, que se estende até o dia 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo–, tem como objetivo fazer a conscientização das conseqüências que o cigarro causa no organismo das pessoas. “Temos uma política de trabalho, que é a prevenção. Com isso, queremos informar a esses alunos os malefícios que o cigarro pode causar na vida deles”, ressaltou o diretor.

Após a solenidade de abertura, os alunos seguiram para o ginásio Verdinho, onde assistiram à palestra “O adolescente e o Cigarro”, proferida pelo psicólogo da escola, Eder José de Lima.

Durante a palestra o psicólogo destacou que o adolescente é uma peça vulnerável ao meio externo e que somente os valores adquiridos na família e na escola os tornam capazes de dizer não às drogas. “O jovem busca uma identificação e acaba sendo induzido pelo grupo. Quando ele tem os valores internos bem estabelecidos estará protegido contra os vícios”, resumiu Éder.

O psicólogo ainda apresentou aos alunos radiografias tiradas de pacientes do Hospital de Câncer, onde dados apontam que 90% dos óbitos causados pelo câncer de pulmão foram causados pelo cigarro. “Os adolescentes se acabam se preocupando com a aparência, o cabelo, o corpo e esquece do que está por dentro”, finalizou.

TEATRO - Uma peça teatral encenada pelos alunos da 8ª série foi a forma que a professora de Ciências, Ronilce Maria Pires, encontrou para tratar o assunto com descontração. “O lúdico atrai as crianças que passam a aceitar melhor as mensagens que pretendemos passar”.

A professora, que idealizou todo o projeto, conta que através de uma pesquisa feita dentro da escola foi constatado que cerca de 30 alunos, dos 950 atendidos pela unidade, são fumantes. “Muitas vezes essas crianças são filhos de pais fumantes e o ato de fumar acaba sendo uma ação normal para eles”.

A próxima ação da campanha acontece no dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco -, com os alunos de Ensino Médio da unidade escolar.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348913/visualizar/