Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 14:20
Por: Sândala Barros

    Imprimir


Macapá - A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vai imunizar 95% da população indígena do estado com vacina a multidose e 100% com dose única. A iniciativa tem o objetivo de proteger os índios contra 13 doenças: coqueluche, meningite, tétano, sarampo, rubéola, catapora, pneumonia, hepatite tipo B, gripe, tuberculose e febre amarela.

A campanha, que vai de 10 a 30 de abril, vai atender a população indígena dos municípios de Oiapoque, Amaparí e Parque Indígena do Tumucumaque, no extremo oeste do estado. O processo de vacinação dos povos das florestas faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e envolverá 36 técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde.

Segundo Rosilda Gomes de Souza, técnica de enfermagem da Funasa no Amapá, a vacinação é uma oportunidade de garantir cidadania. "É gratificante poder trabalhar na campanha, ter acesso aos povos indígenas e saber que é através do nosso trabalho que eles passam a ter direito a saúde e cidadania, mesmo que para isso seja necessário deixar o conforto da cidade e ingressar na floresta com a missão de imunizar contra doenças que podem acabar com a população indígena", disse.

A prioridade dos técnicos é vacinar as mulheres em idade fértil, crianças com até quatro anos e idosos.





Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349643/visualizar/