Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 07:13

    Imprimir


A expectativa de vida pode ser estendida em até 30 anos a mais no futuro graças ao consumo de suplementos de tiroxina, um hormônio que regula o metabolismo, anunciou hoje um cientista da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

O professor John Speakman analisou como a tiroxina, produzida pela tireóide, órgão situado no pescoço, afeta o metabolismo e atua contra os radicais livres, abrindo assim a possibilidade de alongar a vida. Depois de um experimento com ratos, Speakman determinou que aqueles com um ritmo de metabolismo mais acelerado viviam 25% a mais que o resto, um tempo equivalente a cerca de 30 anos para os humanos.

Este especialista explica que, se o estudo com ratos for finalizado com sucesso, isto é, se conseguir calcular de forma exata a dose de tiroxina necessária para acelerar seu metabolismo, as experiências com humanos poderiam começar na próxima década. "Dissolveremos a tiroxina em água potável para aumentar o metabolismo e veremos qual é o seu efeito na duração da vida", disse Speakman à imprensa britânica.

Caso funcione com humanos, representaria "uma extensão saudável da vida. O que queremos é dar às pessoas mais 30 anos de vida produtiva", afirmou o cientista. Até agora, calcula-se que a vida humana pode ser prolongada no máximo até os 113 anos.

Para realizar este ambicioso projeto, que poderia marcar uma revolução sem precedentes na medicina, Speakman conta com o financiamento de cerca de 675 mil euros doados pelo Conselho de Investigação de Ciências Biológicas do Reino Unido.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349758/visualizar/