Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Março de 2005 às 16:44
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, realizou, nesta terça-feira (29.03), às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a abertura do primeiro Encontro de assessores pedagógicos deste ano de 2005. O evento contou com a presença dos secretários adjuntos, Oscemário Daltro (Planejamento), Antonio Carlos Maximo (Políticas Educacionais da Educação) e Jackson Oliveira (Administrativo da Educação).

Cerca de 150 pessoas, entre assessores pedagógicos e diretores, ouviram a secretária discorrer sobre o evento, que tem como principal objetivo de discutir a elaboração do novo Plano de Trabalho definido pela Instrução Normativa 01/05 da Seplan. Na ocasião, ela fez ainda um relato da importância do papel dos assessores pedagógicos no desenvolvimento da política educacional implantada pelo governo do Estado.

Ana Carla enumerou algumas ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para melhorar a qualidade de ensino. Entre elas o projeto LetrAção, que visa erradicar o analfabetismo no Estado; e o Aprimorar que busca a formação continuada e inicial dos profissionais da educação.

De acordo com ela, esses dois projetos deverão ter total envolvimento dos assessores pedagógicos. “É importante que todos os assessores estejam ligados diretamente nos trabalhos do LetrAção e do Aprimorar. Para que assim consigamos erradicar de fato o analfabetismo e melhorar significativamente a qualidade de ensino”, disse.

No Letração, a secretária frisou que a partir deste ano, os assessores vão ser co-responsáveis no chamamento da comunidade, para cadastrar a todos os que necessitam de alfabetização. Da mesma forma, eles serão envolvidos na questão da formação continuada, de maneira que busquem conscientizar professores da importância da ação, na melhoria do ensino oferecido pela rede estadual de educação.

O secretário adjunto de Planejamento, Oscemário Daltro, destacou que o novo sistema de Plano de Trabalho implantado pelo governo visa a transparência dos gastos dos recursos públicos. Para ele, a nova sistemática irá beneficiar os gestores escolares na medida em que prevê a otimização dos recursos. “Este é um novo instrumento criado pelo governo para aproximar a sociedade das áreas públicas, por meio de eficiência na gestão pública e especialmente na educação”, destaca ele.

Para a assessora pedagógica de Tangará da Serra, Sandra Maria Rodrigues dos Santos, se reunir com os técnicos da Seduc e da Seplan é uma oportunidade para sanar dúvidas. “Espero sair daqui com todas as minhas dúvidas respondidas, para que também possamos esclarecer os diretores. Esta é uma ocasião importante, porque além disso, ainda podemos trocar experiências com os outros colegas assessores”, diz.

O encontro encerra nesta quarta-feira (30.03). Durante esses dois dias, os profissionais terão a oportunidade de conhecer mais também sobre os projetos do programa Escola Atrativa e ações como o Transporte Escolar.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350378/visualizar/