Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Março de 2005 às 12:14
Por: Lisandra Paraguassú

    Imprimir


Brasília - Até o final do ano, as empresas estatais vão investir R$ 50 milhões em programas de educação, em especial a alfabetização de adultos, ensino técnico e abertura de escolas públicas no final de semana. O Fórum das Estatais pela Educação, que reúne 21 empresas do governo brasileiro, definiu ontem os primeiros 12 convênios com o Ministério da Educação.

Um dos programas beneficiados, o Brasil Alfabetizado, receberá 5 milhões de livros feitos especialmente para adultos que estão aprendendo a ler e escrever pagos pelas estatais. Também serão distribuídos 150 mil óculos de leitura, já que um dos problemas detectados pelo MEC foi a dificuldade de enxergar dos alunos mais velhos, que também não tem recursos para comprar óculos. As estatais também se encarregarão e um milhão de kits de material escolar.

O programa Escola de Fábrica - em que serão criadas escolas de ensino técnico dentro de fábricas, com professores da própria empresa - também será beneficiado. As próprias empresas estatais se encarregarão de abrir em suas dependências 150 das 500 escolas programadas para funcionar a partir de 2005.

Entre as estatais que participarão do projeto estão Eletrobras, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, Chesf , Inmetro e Itaipu Binacional.

O Escola Aberta, programa em que o MEC dá apoio a Estados e municípios para que abram as escolas à comunidade nos finais de semana com cursos de arte, dança e esportes, também receberão apoio das empresas. Um quarto das 1,2 mil escolas que deverão funcionar nos finais de semana este ano terão apoio das estatais, como a Eletronorte e a Infraero.

"Constituímos uma relação de colaboração entre os projetos de educação e as necessidades das estatais", disse o ministro da Educação, Tarso Genro. De acordo com o ministro, as universidades federais também entrarão nessa associação, direcionando suas pesquisas e cursos para as áreas que as estatais necessitam.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350443/visualizar/