Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Março de 2005 às 13:09
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


Para realizar o plano de formação continuada dos professores das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) definiu cinco grandes etapas. A primeira delas será realizada por meio de um grande seminário que acontecerá em Cuiabá e reunirá cerca de 900 Coordenadores Pedagógicos, de Ciclo e professores dos Cefapro.

Com carga horária de 40h, o encontro terá como tema: “Projetos de Formação Continuada e de Escola Ciclada: concepções, desdobramentos, necessidades, desafios”. Com ele, a Seduc pretende instituir multiplicadores, que serão a principal peça na formação dos professores que estão em sala de aula.

A segunda etapa também acontecerá por meio de seminários, que serão realizados pontualmente nos pólos dos Cefapros, entre os meses de Maio e Junho. Eles visam fortalecer a rede, com o reforço de formação aos professores destes centros e dos coordenadores pedagógicos e de ciclo. Também com carga horária de 40h, os encontros terão como tema, “Concepções: conhecimento; aprendizagem; ensino; áreas; metodologia; projetos interdisciplinares e avaliação”.

A terceira etapa acontecerá diretamente nas escolas. Orientados pelos professores dos Cefapros, cada professor que estiver lecionando nas séries iniciais do Ensino Fundamental elaborará o seu próprio plano individual de auto-formação. Enquanto isso, os coordenadores Pedagógicos e de Ciclo construirão o projeto de Formação Continuada das escolas.

Para retomar a discussão e dar continuidade ao projeto, a Seduc realizará no mês de Agosto um outro seminário, que reunirá os professores dos Cefapros. Reforçar temas gerais, apoiar as áreas específicas (contribuição de mestres do Estado) e retomar projetos das escolas, serão os principais objetivos da quarta etapa.

A última ação do projeto de formação no ano de 2005 acontecerá em dezembro, com a realização de um grande seminário que reunirá novamente os coordenadores pedagógicos, de ciclo e professores dos Cefapros. No encontro, que terá 40 horas, a Seduc, as universidades e os participantes farão um balanço geral das ações de formação do projeto durante todo o ano.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350670/visualizar/