Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Março de 2005 às 15:51

    Imprimir


As taxas de infecção por tuberculose caíram 20% no mundo inteiro desde 1990, à exceção da África e da Europa, continentes onde o número de casos da doença aumentou, informa um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na África, a tuberculose já se tornou a principal causa de morte entre portadores do vírus HIV, que causa a Aids.

No caso da Europa, e especificamente do Leste Europeu, a região mais afetada, o aumento estaria sendo causado pela resistência das variantes locais da doença às drogas convencionais, diz a OMS.

O maior problema, no entanto, está na África. Quase um terço das mortes por tuberculose ocorre no continente, o mais afetado pela Aids.

De acordo com a organização, além da alta incidência da Aids, que favorece o aparecimento de doenças "oportunistas", a precária infra-estrutura de saúde alimenta uma epidemia de tuberculose no continente africano.

"A tuberculose é agora a infecção oportunista número um para pessoas soropositivas e a maior causa de morte para pessoas com Aids", afirmou a diretora da organização de combate à doença baseada em Washington, Results International, Joanne Carter, segundo a agência de notícias France Presse.

Tanto a entidade quanto a União Internacional contra a Tuberculose e Doença de Pulmão, de Paris, participaram da elaboração do relatório.

50 vezes mais

Segundo Carter, o vírus HIV aumenta em 50 vezes o risco de uma pessoa que tem a bactéria da tuberculose de desenvolver a doença.

"Em muitos países africanos severamente atingidos pela (epidemia) HIV/Aids, os casos de tuberculose mais do que triplicaram na última década", acrescentou a especialista em uma entrevista coletiva pelo telefone.

O tratamento para a tuberculose custa cerca de R$ 20 por seis meses, mas metade dos pacientes em países como Uganda não têm acesso aos medicamentos que precisam.

O diretor da OMS, Li Jung-Wook, disse que, ao contrário da Ásia, que conseguiu ampliar o acesso ao tratamento, faltou a mesma liderança política na África.

Li, no entanto, disse que o aumento de infecções em países como a Grã-Bretanha não deve justificar medidas como controles mais rígidos sobre imigrantes de vêm dos países afetados pela doença, que vêm sendo propostas por alguns políticos.

Segundo o médico, a obrigatoriedade da radiografia simplesmente empurraria o problema para a clandestinidade.

O relatório é divulgado na véspera do Dia Mundial do Combate à Tuberculose, cuja celebração lembra a descoberta do bacilo que causa a doença, em 24 de março de 1882.

Os avanços no combate à tuberculose estagnaram em sete de nove países africanos avaliados no relatório.

A OMS instituiu notas para o desempenho dos países no combate à doença que matou 1,8 milhão de pessoas no ano passado.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350927/visualizar/