Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Março de 2005 às 06:08

    Imprimir


O combate à tuberculose está dando seus frutos em várias regiões do mundo, mas não na África, onde a doença, que forma uma dupla letal com a aids, atinge níveis alarmantes, de acordo com o 9º informe da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o relatório, publicado na quinta-feira por ocasião do Dia Mundial contra a Tuberculose, 8,8 milhões de novos casos foram registrados no mundo em 2003, entre os quais 670 mil já eram portadores do vírus HIV. "A cada dia, mais de 5 mil pessoas morrem de tuberculose no mundo. É o equivalente a 15 grandes aviões cheios que cairiam por dia", afirmou o médico Leopold Blanc, funcionário da OMS.

O informe de 2005 analisa a situação da progressão da tuberculose no período 1990-2003. "Uma boa notícia: o número total de casos de tuberculose no mundo diminuiu em mais de 20% desde 1990", frisou Blanc.

Segundo o texto, em 2003 os níveis de incidência (novos casos) baixaram ou se estabilizaram em cinco das seis regiões do mundo estudadas pela OMS, mas aumentaram 1% em escala mundial.

A "péssima notícia" é que a situação na África vem piorando: o número de novos casos aumenta entre 3% e 4% por ano. "De 1,7 milhão de mortes por tuberculose no mundo em 2003, quase 500 mil foram registrados na África", calculou o especialista.

A aids e a tuberculose formam uma associação letal neste continente. "A infecção pelo vírus da aids favorece a eclosão da tuberculose, ao enfraquecer as defesas imunitárias", explicou Blanc. A tuberculose se tornou uma das principais causas de morte entre os soropositivos.

O preço do tratamento contra a tuberculose é de apenas US$ 13 dólares, e é um "escândalo" que todos não possam se beneficiar dele, denunciou. "É um dever investir na saúde na África, e principalmente na luta contra a tuberculose, já que é uma doença que não tem fronteiras e que constitui uma ameaça para a saúde no mundo", acrescentou.

Mais de 17 milhões de pacientes se beneficiaram da estratégia "DOTS" de 1995 a 2003. Esta estratégia eficiente de detecção e tratamento aprovada por 182 países exige um "compromisso dos poderes públicos no combate à tuberculose", destaca o informe. "DOTS" também pretende prevenir a aparição de uma tuberculose resistente aos tratamentos, como se observa principalmente no leste da Europa.

Se nada for feito nos próximos 20 anos, 200 milhões de pessoas contrairão a doença e 35 milhões morrerão, diz o texto. O combate à tuberculose exigirá em 2005 US$ 2,2 bilhões.

A metade dos novos casos de tuberculose registrados a cada ano no mundo acontecem em seis países da Ásia: Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Paquistão e Filipinas. Na maior parte da África oriental e austral, onde a freqüência da dupla infecção tuberculose/HIV são as mais altas do mundo, apenas um doente em cada três recebe um tratamento completo.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351302/visualizar/