Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Março de 2005 às 09:51
Por: Debóra Siqueira

    Imprimir


A secretária Estadual de Educação, Ana Carla Muniz, iniciou em Diamantino a sua visita às escolas municipais do médio norte para verificar as atuais condições dos estabelecimentos escolares. Ela percorreu seis municípios, num total de 14 escolas.

Ana Carla foi recebida no Aeroporto Municipal de Diamantino, às 7h30, pelo prefeito municipal Chico Mendes; a secretária municipal de Educação, Adélia Maria; o prefeito de Nova Marilândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos; o assessor pedagógico da Seduc, Jamil Barroso; além de diretores de escolas, professores e funcionários públicos.

A primeira escola visitada foi a Manoel Murtinho, no Novo Diamantino. A escola precisa de uma reforma geral. “É necessário reformar a parte elétrica, hidráulica e física”, pediu a diretora Maria Aparecida dos Santos. A escola foi fundada em 1985 e a estrutura nunca foi modificada.

Os pilares de ferro estão com ferrugem nas bases, o forro apodrecendo, o telhado precisa ser trocado e as salas são aquecidas em excesso devido ao forro baixo. “Não adianta instalar ventiladores, tem é que elevar o telhado”, argumentou a secretária Ana Carla Muniz. Ela não comprometeu se irá reformar as escolas em Diamantino, disse apenas que ainda está em fase de levantamento e que aquelas com situações mais críticas serão priorizadas. Este ano, a secretária aprovou a reforma de 40 escolas em Mato Grosso.

Em seguida, Ana Carla visitou a Escola Serra Azul, que também vive o drama do sucateamento. A escola precisa de uma cozinha, pois não há um local para que as crianças comam a merenda escolar. Os pisos da sala de aula estão esburacados, os forros cedendo e a quadra necessita de cobertura.

Convencida em visitar a escola Plácido de Castro, a mais antiga de Diamantino, com 32 anos de fundação, a secretária Estadual de Educação alterou a sua agenda. A pedido da diretora ela providenciou imediatamente 13 telhas canaletão e 12 fechaduras para portas. A escola também precisa de uma reforma geral.

O prefeito de Diamantino Chico Mendes avaliou como benéfica a vinda da secretária Ana Carla Muniz. “Há tempos estávamos solicitando a visita da secretária em Diamantino. Entramos em contato com a AMM para que a entidade solitasse uma vistoria das escolas daqui, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso e Nova Marilândia.

O deputado estadual Campos Neto acompanhou a visita da secretária de Educação e garantiu que irá fazer indicações na Assembléia Legislativa para reforma das escolas. “Temos o interesse em fazer as melhoras necessárias, vamos ajudar o município”, destacou o deputado.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352041/visualizar/