Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Março de 2005 às 21:33

    Imprimir


Milhares de pessoas participaram hoje dos desfiles anuais do padroeiro da Irlanda, São Patrício, em ruas e cidades do país. Em Dublin, estimou-se em meio milhão o número de participantes na tradicional festa. Instituições de caridade irlandesas que enviaram ajuda a vítimas das tsunamis na Ásia e na África também foram homenageadas. Em uma quebra da tradição, quatro mestres de cerimônia conduziram os desfiles, ao invés de apenas um, cada um representando uma organização internacional sediada na Irlanda - Concern, Goal, Cruz Vermelha Irlandesa e Trocaire. O diretor do festival, Donal Shiels, disse que a homenagem foi uma forma de agradecer a estas organizações por sua rápida resposta à tragédia provocada pelos tsunamis em dezembro do ano passado e ao povo irlandês, que arrecadou mais de 75 milhões de euros (US$ 100 milhões): quase 19 euros (US$ 25) para cada irlandês.

Este é o décimo ano em que a festa nacional irlandesa foi esticada na forma de um festival de uma semana em Dublin, com desfiles no feriado nacional de 17 de março.

O ministro de Artes e Turismo, John O'Donoghue, disse que este é o dia do ano em que "o mundo todo volta-se para a Irlanda", quando "as pessoas de todo o globo olham para dentro de si mesmas para buscar algo de irlandês dentro de si".

O Dia de São Patrício é a festa nacional da Irlanda e o feriado nacional nem sempre acaba bem. No ano passado, 47 pessoas foram presas durante a parada, por roubo, agressão ou vandalismo. Este ano não foi diferente: o dia ainda nem terminou e as ruas da capital estão repletas de jovens alcoolizados, usando linguagem abusiva e iniciando brigas e confusões.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352119/visualizar/