Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 17 de Março de 2005 às 20:44

    Imprimir


Começa nesta sexta-feira a etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de ginástica, a segunda da competição nesta temporada. O Brasil terá duas representantes no evento: Laís Souza, 16, e Ana Paula Rodrigues, 17. Daiane dos Santos e os irmãos Diego e Daniele Hypólito, estrelas da ginástica nacional, não viajaram para a competição.

Daiane, que estava escalada para defender seu título no solo (ela conquistou a medalha de ouro em Cottbus no ano passado), sofreu uma luxação na ulna que a tirou dos treinos no tablado por 15 dias e comprometeu sua participação.

Diego Hypólito, que venceu as últimas cinco etapas da Copa do Mundo -inclusive a grande final, disputada em Birmingham, em dezembro-, também ficou em casa. "O Diego está em forma, está treinando forte desde janeiro. Mas foi opção do comando da confederação não levá-lo, então ele está se preparando para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo (de 8 a 10 de abril)", diz Renato Araújo, técnico do ginasta.

Apesar de se dizer em forma, Diego, não foi relacionado devido ao fato de a seleção masculina, que agora tem novos integrantes, ter começado oficialmente os treinos no último domingo.

"Não vai faltar dinheiro. Na semana que vem vamos anunciar o nome dos nossos novos patrocinadores", diz a dirigente, dando ênfase ao plural em sua frase. De acordo com ela, a CBG tem verba suficiente para enviar atletas para todas as etapas da Copa do Mundo.

"Vamos poder competir em todas. Só vai depender do planejamento, porque as Copas do Mundo não são nossa prioridade. Precisamos usá-las como uma etapa de nossa preparação para o Mundial e como meio de dar experiência de competição aos nossos ginastas mais jovens", diz Eliane.

Já Daniele Hypólito, 20, foi preterida em favor das duas ginastas mais novas. A lógica da Confederação Brasileira é aproveitar o início do novo ciclo olímpico para dar mais experiência e gabaritar outras atletas do país.

"Laís e Ana Paula são as que hoje estão mais preparadas para competir, as que estão dentro do peso. A Laís é a mais bem preparada de todas as meninas. Está bem em todos aparelhos. Já a Ana Paula está bem na trave e na paralela -e talvez compita no solo", diz Eliane Martins, coordenadora-geral da Confederação Brasileira de Ginástica.

"Outra coisa: nosso objetivo são os campeonatos mundiais deste ano, do ano que vem, o Pan, em 2007, e o Mundial. Se ganharmos medalha em Copas do Mundo, ótimo. Mas não é essa nossa prioridade. Precisamos possibilitar que outras meninas compitam, não as mesmas de sempre", afirma, em referência a Daniele Hypólito e Daiane dos Santos.

Tanto Laís quanto Ana Paula participam da terceira etapa de Copa do Mundo de suas carreiras. Laís conquistou a medalha de bronze no salto sobre o cavalo, também na Alemanha, em Stuttgart, em novembro do ano passado -é a única final que disputou em suas duas participações.

Já Ana Paula disputou a etapa de Cottbus no ano passado e foi à final apenas na trave -acabou errando sua série e ficando com o última lugar entre as finalistas. Assim como Laís, Ana Paula disputou a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo, em 2004, os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e as Olimpíadas de Atenas-2004.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352129/visualizar/