Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Março de 2005 às 19:23
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O projeto “Mutirão da Cidadania” estará no próximo domingo (20.03), das 8h às 17h, no Colégio Estadual Profº João Crisóstimo de Figueiredo, localizado no bairro Dr. Fábio II, em Cuiabá. A expectativa dos organizadores é de atender em torno de 5 mil pessoas dos bairros Dr. Fábio I e II, Nova Conquista, 1º de Março, Altos da Serra, Três Barras e parte do CPA IV. O projeto é coordenado pelas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), e INSS em parceria com as Secretarias de Fazenda (Sefaz), Esportes e Lazer, Saúde, Cultura e instituições não governamentais.

O mutirão tem por objetivo o desenvolvimento de ações sociais disponibilizando para as comunidades carentes serviços como emissão de documentos (carteira de trabalho, a primeira via da carteira de identidade e emissão do título eleitoral), aferição de pressão arterial, coleta de sangue, serviços oftalmológicos (prescrição de receitas de óculos, encaminhamento de pacientes para cirurgias e colocação de próteses), atendimento básico de odontologia, corte de cabelo, recadastramento do CPF, palestras educativas, orientações jurídicas e relacionadas a aposentadoria, salário-maternidade, auxílio doença e outros.

Na programação do mutirão serão também realizados shows regionais e várias atrações artísticas do “Viva Seu Bairro”, desenvolvido pelo Grupo Gazeta. De acordo com o coordenador de Polícia Comunitária, major Wilson Batista, além desses serviços o projeto “Mutirão da Cidadania”, a exemplo do que ocorreu no bairro Pedra 90, no mês passado, estará recebendo armas, dentro da Campanha de Desarmamento.

“Um posto será montado no local para que a comunidade possa entregar armas e munições. É bom lembrar que as pessoas devem antes procurar, na Polícia Federal, unidades da PM ou delegacias, o formulário de autorização para o transporte da arma ou munição até o posto montado na escola”. Segundo números contabilizados pela Polícia Federal, desde o início da campanha no Estado, em 2004, 3.488 armas já foram recolhidas pela campanha que a partir deste ano, começa a ser levada, com mais intensidade para os municípios do interior. Em Cáceres e Rondonópolis já estão sendo criados sub-comitês que irão intensificar a campanha no interior o mesmo acontecendo em Alta Floresta, para atender aquela região, até Peixoto de Azevedo.

ATENDIMENTOS- Na última edição do Mutirão da Cidadania, realizado no bairro Pedra 90, foram atendidas 7.851 mil pessoas. Cerca de 8 mil pessoas circularam pelo CAIC, onde a ação foi realizada.

Em 2004, foram realizadas sete ações de cidadania que beneficiaram mais de 19 mil pessoas. “Este ano nossa meta é levar o mutirão a 12 bairros da capital onde estaremos atendendo algo em torno de 70 mil pessoas”, disse o major Batista.

Participam do Mutirão da Cidadania a Sejusp, através da Coordenadoria de Polícia Comunitária, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Perícias e Identificação, Detran, Casa Militar, Setec, INSS, Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania, de Fazenda, de Esportes e Lazer, Saúde, Cultura, Defensoria Pública, Fema, Uniodonto, Unimed, Brasil Telecom, Rede Cemat, Unic, UFMT, Crux Vermelha, Anvisa, Correios, Lions Club, CVV, Senac, Sesi, Salão de Beleza Beluque, DRT, TRE, Caixa Economia Federal, Banco do Brasil, City Lar, Fundação Bradesco, Hemocentro, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Conselhos Comunitários.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352170/visualizar/