Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Março de 2005 às 16:20
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Para alertar a população sobre os perigos, as formas de prevenção e o combate à tuberculose, a Secretaria do Estado de Saúde (Ses), promove entre os dias 21 a 23 de março, em parceria com os municípios, uma mobilização social de combate à doença com o tema “Tuberculose tem remédio, conseqüentemente, tem cura”. O objetivo é implementar e desenvolver ações de controle, prevenção e detecção da doença.

A responsável pela área técnica da tuberculose, Simone Gutierres, informou que a pretensão “nessa mobilização, é alcançarmos uma redução de 7% do abandono no tratamento da doença que é a característica mais comprometedora no tratamento da tuberculose”.

A Saúde programou para essa semana várias ações de sensibilização para despertar a atenção das pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção da doença. Com este propósito serão distribuídos no dia 21 de março, no Ganha Tempo, Cuiabá, das nove horas da manhã às cinco horas da tarde, folders explicativos sobre as formas de transmissão, prevenção e os locais de tratamento para o público visitante. Esta mesma ação acontecerá no terminal de ônibus André Maggi, Várzea Grande, no mesmo horário.

No dia 22, a mobilização acontece na Praça da República em parceria com a Secretaria Municipal de Cuiabá onde será feita a captação de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse a mais de três semanas). No dia 23 de março, das oito ao meio dia o alvo da campanha serão os servidores da Saúde onde serão expostos banners e exibidos vídeos educativos.

No período da tarde, acontecerá no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma mesa redonda onde serão discutidos temas como: Mobilização Social no combate à tuberculose, Biossegurança, tuberculose da criança e abandono de tratamento, com o médico pneumologista Dr. Jorge Luiz Rocha do Rio de Janeiro. No encerramento será apresentada a música do cantor e compositor João Eloy “Tuberculose tem cura”. "Essas atividades tem o objetivo de conscientizar as pessoas de que a Tuberculose tem cura, basta procurar a rede pública de saúde para buscar o tratamento adequado. A Secretaria de Saúde vem dando total apoio aos escritórios regionais e principalmente aos municípios prioritários para as atividades de mobilização a serem realizadas”, explicou Simone Gutierres.

De acordo com dados parciais do Sistema Nacional de Agravos Notificados (Sinan) até o momento, foram registrados 1.063 casos novos de tuberculose, em Mato Grosso. Dentre esses foram diagnosticados 746 casos de cura, 64 casos de abandono de tratamento, e o restante em tratamento. “A meta nacional de cura é de 85%. Conseguimos atingir até o momento 77%. Por isso a necessidade desses encontros para reforçar a importância do tratamento adequado. O tratamento é supervisionado e gratuito”, disse Simone.

CERMAC - O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade possui um ambulatório especializado em pneumologia para atender especificamente casos de tuberculose multi resistentes. Esses tipos de casos são ocasionados por interrupção do tratamento ou de casos de doentes crônicos não tratados regularmente.

A partir desses fatores o bacilo se torna resistente ao tratamento regular. “O melhor exame para diagnosticar os casos de tuberculose é o de escarro. A melhor prevenção é a busca para o diagnóstico. Na tuberculose primária a cura é de 100% se for feito o tratamento adequadamente. Já com a tuberculose multi resistente à cura pode chegar a 50%”, afirmou o médico pneumologista do Cermac, Ronaldo Cuiabano.

CARACTERÍSTICAS - Conhecida como "peste branca", a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, cujo bacilo Microbacterium Tuberculosis foi identificado por Robert Koch, em 1882.

Sua transmissão é predominantemente por via aérea e o contágio pode ser direto, por meio de gotículas de secreção oronasal contendo os bacilos da tuberculose, que são eliminados pela pessoa contaminada durante a tosse, o espirro e a fala, sendo que o bacilo da tuberculose, é uma bactéria agressiva, com alto poder de disseminação social.

Os sintomas da doença são: tosse com catarro há mais de três semanas, febre baixa no fim do dia, emagrecimento, perda de apetite, cansaço e dor no peito.

A situação mundial da tuberculose está ligada a pobreza, má distribuição de renda e a urbanização acelerada, a debilidade dos serviços de saúde, prioridade política insuficiente e a expansão de epidemia de Aids.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352215/visualizar/