Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Março de 2005 às 13:51

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje um alerta a jovens europeus devido à grande procura por sessões de bronzeamento artificial, afirmando que o hábito pode resultar em uma epidemia de câncer de pele dentro de uma década. Segundo a OMS, o bronzeamento artificial, popular entre muitos europeus obcecados por uma pele morena, deveria ser proibido para menores de 18 anos e evitado pelas pessoas em geral por causa de sua ligação com o câncer.

"Não queremos ver uma epidemia de câncer de pele dentro de dez anos", disse Michael Repacholi, coordenador do programa de radiação e saúde da OMS. "Recomendamos que se evite o uso das camas de bronzeamento. Se você quiser (usá-las), há uma lista de regras que você deveria seguir", disse, acrescentando que as pessoas deveriam ser supervisionadas e usar óculos para proteger os olhos.

Estudos recentes mostraram uma ligação direta entre os raios ultravioletas emitidos pelas camas e lâmpadas de bronzeamento e o câncer de pele, forçando a OMS a pedir controles mais rígidos sobre seu uso. Cerca de 25% dos usuários de bronzeamento artificial no norte da Europa têm entre 16 e 24 anos, fazendo dessa faixa etária o alvo do alerta, disse Repacholi.

O uso regular de bronzeamento artificial pode provocar deformações pela retirada do câncer de pele e morte precoce se o câncer for um melanoma maligno, disse a agência da ONU, acrescentando ainda que isso representa um gasto substancial aos sistemas nacionais de saúde.

Promovidos por uma indústria multibilionária e não-regularizada, os dispositivos de bronzeamento artificial são popular entre as pessoas de pele clara, especialmente no oeste da Europa e cada vez mais no leste da Europa. Mulheres jovens e com a pele clara costumam buscar um bronzeamento automático e artificial antes de passar férias nas praias.

"Elas acham que vão se proteger obtendo um bronzeado antes de irem (para a praia) para não ficarem queimadas pelo sol quando chegarem lá. Isso é um mito, (o bronzeamento artificial) não dá uma proteção adequada", disse Repacholi. Um em cada três cânceres registrados no mundo é relacionado à pele, a maior parte devido à uma exposição exagerada à radiação natural do sol, segundo a OMS. Há 132 mil casos de melanoma maligno no mundo todo os anos e mais de 2 milhões de casos de outros cânceres.

O índice anual de incidência de melanoma, a mais perigosa forma de câncer de pele já que se espalha para outras partes do corpo, está estimado em mais do que o triplo na Noruega e na Suécia desde 1960. Nos Estados Unidos, os casos duplicaram desde 1975, segundo a OMS.

Camas de bronzeamento emitem níveis de raios ultravioleta muitas vezes mais fortes do que o sol do meio-dia, disse a OMS. A França e a Suécia estão entre os poucos países que vão regulamentar seu uso.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352253/visualizar/