Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Março de 2005 às 08:37

    Imprimir


O grupo farmacêutico americano Biogen Idec e a FDA (agência americana que regulamenta o setor de remédios e alimentos) divulgaram nesta quarta-feira um alerta sobre os riscos de efeitos colaterais graves para o fígado do medicamento Avonex, usado no tratamento da esclerose em placas.

"Em alguns casos, estes efeitos podem acontecer em combinação com outros medicamentos ligados às lesões hepáticas", afirmam a FDA e a Biogen em um comunicado conjunto.

Em fevereiro, foram registrados dois casos de infecção fatal rara do sistema nervoso central. Estes pacientes teriam recebido injeções do tratamento complementar Tysabri, junto com o Avonex, durante dois anos, explica a nota.

Em contrapartida, nenhuma reação do fígado foi observada nos pacientes que tomaram apenas o Tysabri, também produzido pelo Biogen, em colaboração com a firma britânica Elan Corp.

Todos os remédios da categoria dos beta-interferons provocaram efeitos colaterais no fígado, segundo o Biogen, ressaltando que estes dois incidentes não são específicos do Avonex. Os beta-interferons bloqueiam os leucócitos do sistema imunológico para que eles não ataquem a membrana protetora das fibras nervosas.

Em todo o mundo, mais de 1 milhão de pessoas sofrem de esclerose em placas, uma doença do sistema imunológico que pode afetar a visão, causar perda de memória, tremores e um enfraquecimento cerebral de um modo geral.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352350/visualizar/