Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 26 de Novembro de 2012 às 16:28

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apoia a campanha de Doação de Sangue promovida em parceria pela Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Regional e Lions Clube Cáceres Portal do Pantanal. A campanha começou no dia 19 deste mês e continua sendo realizada no período matutino do Hospital Regional. No último sábado, 24, o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, o pró-reitor de Gestão Financeira, e servidores da instituição participaram da campanha de doação de sangue.

A iniciativa é uma forma de aumentar os estoques de sangue que estão baixos e cuja demanda tende a aumentar com as festas de final de ano. A expectativa do Hemocentro é que 100 pessoas procurem a Unidade de Coleta e Transfusão para o gesto de solidariedade que pode salvar vidas, mas até sábado o número esperado ainda não tinha sido atingido.

Os doadores que forem até a UCT neste mês receberão uma camiseta com o slogam da Campanha: “Se você tem bom coração doe sangue”. Para o reitor Adriano Silva, o gesto de doar é um ato que pode salvar muitas vidas e não tem custo nenhum. “Temos que incentivar que cada vez mais pessoas façam a sua parte, doando o sangue, e a Unemat vai ser sempre parceira em campanhas com esse fim”, disse. O dia do doador é comemorado no dia 25 de novembro, mas em Cáceres, o Lions Clube preparou um café da manhã para oferecer aos doadores que procuraram a unidade.

Quem pode doar: Qualquer pessoa com idade a partir dos 16 anos (desde que com autorização dos pais ou responsáveis) até 60 anos, pesar mais de 50 quilos, gozar de boa saúde pode ser um doador. Para doar sangue é preciso que a pessoa não esteja em jejum e não tenha ingerido bebida alcoólica e ter repousado no mínimo 6 horas na noite anterior.

Todo sangue coletado é analisado antes de ser liberado para o uso. O sangue é separado em diversas partes podendo beneficiar mais de uma pessoa. Os exames sorológicos para Hepatite B, Hepatite C, doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS) e HTLV I/II são realizados de forma gratuita todas as vezes em que houver doação. Os resultados ficam disponíveis na própria unidade de coleta 15 dias após a doação. (Ascom) W.S 





Fonte: DO GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35258/visualizar/