Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 15 de Março de 2005 às 18:33

    Imprimir


O Brasil comemora nesta terça-feira 20 anos do início do processo de redemocratização, após 21 anos de governo militar.

A eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, pelo extinto Colégio Eleitoral, seguida da doença do presidente eleito e a posse do vice, José Sarney, em 15 de março de 1985, marcam o início da redemocratização no Brasil e do período conhecido como Nova República.

Como parte das comemorações, o Senado vai realizar hoje uma sessão solene lembrando os 20 anos do dia em que os militares entregaram o poder aos civis de forma pacífica.

Estarão presentes políticos que viveram aquele momento, como Sarney (PMDB-AP), que hoje é senador. Constituinte e impeachment

Nesses 20 anos, a história brasileira passou por vários capítulos. No início do governo, o então presidente José Sarney convocou a Assembléia Nacional Constituinte, eleita em 1986 e empossada no ano seguinte. Os constituintes levaram dois anos para escrever a nova Carta Magna, que buscou acabar com muitos dos chamados "entulhos autoritários".

Em 1989, os brasileiros elegeram Fernando Collor de Mello, que derrotou o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 29 de dezembro de 1992, o presidente Collor sofreu o impeachment , por denúncias de corrupção. Naquele dia, o vice-presidente Itamar Franco assumiu o cargo.

Itamar conseguiu uma união de forças no Congresso e não deixou a redemocratização ser interrompida. Em seguida, Fernando Henrique Cardoso ficou oito anos no poder após cumprir dois mandatos de quatro anos.

Em 2002, Lula assumiu o Palácio do Planalto como o quinto presidente do Brasil nesses 20 anos de redemocratização.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352691/visualizar/