Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Março de 2005 às 15:11
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Em todo o Brasil, 12 secretarias de Saúde foram selecionadas pelo Ministério da Saúde, para a implantação da Estação Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).Nesta terça-feira (15.03), às 9 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública (Avenida Adauto Botelho, S/nº, Bairro Coophema), a Estação de Mato Grosso será inaugurada. O evento contará com as presenças do secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Marcos Henrique Machado, da representante do Departamento de Ciência e Tecnologia do MS, Antônia Ângulo Tuesta, da Secretaria Executiva do MS, Eliane Santos e da representante da Bireme, a bibliotecária Verônica Abdala.

Segundo a representante da Bireme, (sigla de Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação e Ciências da Saúde, estabelecido no Brasil desde 1967), Patrícia Camargo, a Estação de Mato Grosso é a quarta a ser inaugurada no País. “A Biblioteca Virtual é resultado de uma parceria entre o MS, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), por meio do seu centro especializado Bireme. Para escolha das 12 Secretarias o Ministério da Saúde levou em conta itens como: as que mais se destacaram em produção de trabalhos técnicos-científicos na área de saúde pública voltados para gestores, médicos e, bem como, para toda a população. O requisito fundamental foi a atuação da Secretaria de Estado de Mato Grosso em trabalhos e produções de ciência e tecnologia e também a existência de um Centro de Documentação estruturado”, disse Patrícia.

Segundo ainda Patrícia, a Estação é uma espécie de cibercafé, que fica dentro de um Centro de Documentação para que as pessoas possam acessar a biblioteca “, comentou explicando que a estação é uma formalidade, pois o site (www. bireme.br) pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha computador e Internet. A Estação da Ses ficará na Biblioteca da Escola de Saúde Pública. A próxima Biblioteca a ser inaugurada será em Santa Catarina, na sexta-feira (18.03). Já existem estações em Alagoas, Pará e Ceará.

De acordo com a gerente de Biblioteca da Escola de Saúde Pública, Júlia Viñé, durante a inauguração, haverá a apresentação de como acessar a informação em ciência da saúde pública por meio da Biblioteca Virtual. “A BVS é reconhecida como uma ferramenta estratégica para a disseminação e o acesso à informação técnico-científica, tanto para subsidiar a tomada de decisão pelos gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), como para o planejamento de ações de saúde”, comentou Júlia.

A idéia é que a BVS seja um local onde profissionais de saúde, estudantes, gestores e tomadores de decisão podem acessar a Biblioteca Virtual e seu conteúdo. Esse objetivo parte do princípio que melhores condições de saúde para a população serão atingidas com decisões tomadas com base em mais informação de qualidade em saúde. Visando atingir essa meta o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia e a Bireme doaram para a Biblioteca da Escola de Saúde Pública dois computadores com impressora a laser e mobiliário (mesa, cadeira e armários).

Júlia Viñé explicou que, a informação, antes de estar na Biblioteca Virtual, passa por um crivo de qualidade, garantida pelas instituições que fazem parte da rede de cooperação da Biblioteca Virtual em Saúde. Essa rede é composta por instituições do porte do Ministério da Saúde, Fiocruz, associações científicas, a OPAS e a OMS, o CNPq, entre outras. E não só no Brasil, mas em toda América Latina e Caribe. Ou seja, o conteúdo da BVS é alimentado por inúmeras instituições credenciadas em 37 países latino-americanos, tornando a Estação uma biblioteca viva, atualizada e em constante crescimento.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352952/visualizar/