Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Março de 2005 às 06:33

    Imprimir


A Agência Reguladora dos Alimentos e Medicamentos dos EUA, a FDA, ordenou hoje que os cremes contra acne Elidel e Protopic exibam uma legenda nas embalagens advertindo que sua aplicação pode causar câncer. A ordem da autoridade sanitária, que também proíbe a aplicação dos cremes em bebês, foi duramente criticada pelas empresas fabricantes. Segundo asseguraram os laboratórios que as elaboram, esses remédios são totalmente seguros.

A empresa Novartis AG, fabricante de Elidel, indicou em comunicado que nas próximas semanas começará a estudar o tipo de legenda de advertência que deverão levar as embalagens do produto.

A FDA sustenta que relatório baseado em testes realizados em animais afirma que foi descoberto "um maior risco de câncer ao ser aumentada a aplicação do remédio". O órgão também diz que tem relatórios de câncer em crianças e adultos tratados com um dos dois cremes, entre eles sete de linfoma e seis de câncer de pele.

Em fevereiro, um grupo assessor da FDA anunciou que estava preocupado pela publicidade feita por empresas farmacêuticas de remédios para tratar problemas dermatológicos sem aprovação prévia.

A FDA recomenda que o Elidel, vendido genericamente como pimecrolimus, e o Protopic, como tacrolimus, deveriam ser usados somente com instrução médica e só depois de fracassados outros tratamentos.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/353066/visualizar/