Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Março de 2005 às 18:20
Por: Nika Pereira

    Imprimir


As escolas da rede estadual de ensino recebem, no próximo dia 28 de março, o “Kit Enem 2005”, que servirá de apoio ao processo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que nesse ano o número de inscritos chegue a três milhões.

Constam nos kits as fichas de inscrição, para que os alunos possam fazer às inscrições na própria escola, cartilha informativa, cartazes, revista do ENEM/2005 e outros materiais necessários para a divulgação e realização dessas inscrições.

“Os kits devem auxiliar as escolas no momento da inscrição. Lembrando que, os interessados em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, terão que prestar o Enem”, ressalta a líder de equipe do Ensino Médio, Elisabeth dos Santos Rezende.

Segundo a organização do Enem, a obrigatoriedade do exame para candidatos às bolsas do ProUni deverá aumentar o interesse dos estudantes. Com isso, foi organizada uma expansão de 17% no número de locais de provas, em relação à edição do ano passado, quando 608 cidades receberam os participantes do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrirá as inscrições para as provas no período de 04 a 15 de abril. O exame é direcionado para alunos concluintes do Ensino Médio, é tem a iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

INSCRIÇÕES

Para os concluintes do Ensino Médio em todo o Brasil, as inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas em que estejam matriculados e, como nas edições anteriores, quem estuda em escolas públicas não precisa pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 35.

Na segunda fase, entre os dias 25 de abril e 6 de maio, as inscrições serão abertas para os egressos da Educação Básica. Os interessados deverão comparecer às agências dos Correios ou se inscrever pela Internet (www.enem.inep.gov.br/inscricao). As provas do Exame serão realizadas no dia 28 de agosto em 727 municípios distribuídos pelas 27 unidades do país.

MATO GROSSO - No ano de 2004, em Mato Grosso, a prova foi aplicada em 15 cidades e obteve cerca de 27 mil alunos inscritos, porém o porcentual de falta chegou a quase 34%. A média dos alunos que estudaram somente em escola particular foi de 55,87 na prova objetiva e 60,59 na redação.

Os estudantes de escolas públicas do Estado tiveram a média 37,73 na objetiva e 43,28 na redação. Acredita-se que um dos fatores que contribuiu para essas diferenças está relacionado ao acompanhamento da família, que conforme pesquisa, a cobrança dos pais é maior quando os filhos freqüentam escolas particulares.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354365/visualizar/