Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Março de 2005 às 10:56
Por: NIKA PEREIRA

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa, em Brasília, de um curso na área de avaliação educacional, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Encontro, que teve início na segunda-feira (28.02), reúne técnicos de 26 Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, além de representantes de alguns municípios.

Estão sendo abordados conceitos básicos de avaliação, metodologias e conteúdos, desenvolvimento de provas e tipos de avaliação, interpretação de resultados e modelos alternativos. O representante da Seduc é o técnico e coordenador do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) em Mato Grosso, Carlos Santana Melo, que considera os encontros de extrema importância para que os Estados possam avançar em discussões internas e assim melhorar o sistema de divulgação de dados.

O diretor de Avaliação de Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, acredita que para que haja mudanças qualitativas no aprendizado é preciso levar em consideração os resultados das avaliações. “Por isso fazemos um esforço constante para aumentar a cultura da avaliação no Brasil”, explica.

O evento vai até sexta-feira (04.03), e está sendo dirigido por Claúdia Tamassia, doutora na área de avaliação, e consultora da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (www.oecd.org). Outros seis encontros da Escola de Avaliação serão realizados em 2005.

ESCOLA DE AVALIAÇÃO – A Escola de Avaliação é uma parceria com a Unesco (www.unesco.org.br) e tem o objetivo de capacitar técnicos das secretarias estaduais nas metodologias de avaliação educacional, com a finalidade de criar sistemas próprios dentro dos estados e municípios.

Além do fortalecimento dos sistemas estaduais, a Escola de Avaliação possibilita o alinhamento de concepções e metodologias entre os estados, possibilitando a criação de uma rede nacional de avaliação.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355505/visualizar/