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Educação/Vestibular
Terça - 01 de Março de 2005 às 12:30
Por: Raquel Ferreira

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Em continuidade ao processo de modernização do atendimento aos profissionais da educação e revitalização do método educacional "Escolas Organizadas em Ciclos de Formação", a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza para diretores, coordenadores e professores, uma linha telefônica gratuita, com o número 0800-647-4044.

O novo serviço que começa a funcionar a partir desta semana, tem como objetivo propiciar o acesso rápido dos profissionais da educação que trabalham nas 390 escolas da rede estadual de ensino, que aderiram à chamada "Escola Ciclada". A intenção é criar mais um canal de comunicação da Secretaria com os professores.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, com a implantação do telefone gratuito, a Seduc dá mais um passo para cumprir uma das principais propostas da Agenda Mato Grosso Mais Forte na área da educação. "O governo acredita nesta nova forma de sistema educacional, e por isso estamos tomando ações que revitalizam o sistema de Ciclos nas escolas. Ano passado nós realizamos uma avaliação com 15% das unidades, visitando-as ‘in loco’ e estamos prestes a obter os resultados; e também capacitamos coordenadores pedagógicos", ressalta.

Para 2005, estão previstas outras capacitações para professores do I Ciclo, por meio dos Centros de Formação Profissionais (Cefapros), além de assessorias pedagógicas a todas as unidades onde funciona o método de "Escola Ciclada".

ESCOLA CICLADA – O sistema de "Escola Ciclada" surgiu para dar uma resposta a grande evasão escolar e a repetência exagerada dos alunos de todo o país. Ele reorganizou o Ensino Fundamental, antes estruturado em séries que iam da primeira a oitava, em três ciclos, que se subdividem em três fases cada um: o I Ciclo que engloba alunos de seis a nove anos; o II Ciclo que agrupa alunos de nove a 12 anos; e o III Ciclo que abriga os alunos de 12 a 15 anos.

A escola organizada em ciclos também muda o currículo, privilegiando as práticas sociais, as histórias, as diferentes culturas e o contexto social. Para tanto, a construção deste currículo procura envolver todos os sujeitos que fazem parte da escola. Além disso, muda a forma de avaliação dos alunos, que deve abarcar todos os aspectos da vida escolar e não somente a aprendizagem do aluno. A retenção que anteriormente era feita a cada ano, passa a ser feita a cada três anos, nas últimas fases de cada ciclo.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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