Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 13:40

    Imprimir


Uma pesquisa recente realizada na Embrapa, unidade de Sete Lagoas (MG), demonstrou eficiência da bactéria Bt (Bacillus thuringiensis) no controle da lagarta-do-cartucho, uma das principais pragas que atacam as plantações de milho no Brasil. Os testes no campo com o inseticida biológico à base de Bt ainda estão em fase inicial. Mas segundo Fernando Valicente, coordenador da pesquisa, a expectativa é de que entre dois anos e meio e três anos a Embrapa tenha desenvolvido seu milho transgênico.

O objetivo de todo esse trabalho é reduzir a quantidade de inseticidas químicos atualmente aplicada no controle da lagarta-do-cartucho. De acordo com o pesquisador, o controle biológico dessa praga através da Bacillus thuringiensis, além de ser uma alternativa viável, é muito mais barato do que usar produtos químicos nas lavouras de milho.

Isolado e amplificado, o gene cry1C, descrito na literatura científica como um dos mais eficientes no controle da lagarta-do-cartucho, passou por processos de clonagem e de seqüenciamento nos laboratórios do Núcleo de Biologia Aplicada da Embrapa Milho e Sorgo. Uma das linhagens de milho transgênico trabalhadas na pesquisa matou todas as lagartas que dela se alimentaram.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358046/visualizar/