Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 13:37
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A 2ª edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que substituiu o antigo Provão, será aplicada em 19 de junho, avaliando os estudantes do primeiro e do último anos de 8.163 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo teste, estima que cerca de 486 mil universitários poderão ser selecionados para fazer a prova, sendo 280 mil do início do curso e 206 mil formandos.

Resultados de 2004saem em março

O Enade 2005 será aplicado a uma amostra de estudantes de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Em março, o Inep deverá divulgar os resultados dos estudantes que fizeram o Enade 2004, em novembro. A primeira edição do teste substituto do Provão avaliou estudantes do primeiro e do último anos dos cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

Exame faz parte de sistema nacional de avaliação

O Enade faz parte de um sistema nacional de avaliação criado pelo MEC, que prevê ainda a auto-avaliação das instituições e inspeções in loco por especialistas nomeados pelo governo, verificando tanto as condições de funcionamento dos cursos de graduação quanto das instituições como um todo.

Formado por questões objetivas e discursivas, o Enade inclui perguntas de conhecimentos gerais, além dos itens específicos sobre a área de conhecimento de cada curso. As questões de caráter geral são uma novidade em relação ao Provão, que tratava estritamente da respectiva área de conhecimento de cada curso.,

O teste é obrigatório para quem for sorteado para fazer parte da amostra. Os demais estudantes são automaticamente dispensados. O número de participantes no Enade 2005 será conhecido após o período de inscrições, que devem ser feitas pelas próprias instituições de ensino superior.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358047/visualizar/