Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 10:51
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


As escolas da rede estadual de ensino já podem preencher o Quadro Demonstrativo de Recursos Humanos via web. Essa é mais uma novidade do processo de modernização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que por meio da tecnologia está dando maior agilidade e transparência nos serviços prestados à comunidade escolar.

O primeiro município a fazer o acesso remoto via web para a digitação do Quadro de Pessoal é Primavera do Leste (239 km ao Sul de Cuiabá). Nesta terça-feira (22.2), a superintendente adjunta de Processo de Recursos Humanos da Seduc, Francismeire Pedrosa da Silva, estará nas cinco escolas estaduais de Primavera para acompanhar de perto a implementação do novo sistema.

“A informatização da digitação do Quadro traz maior agilidade na tramitação de informação e ao processo de sistematização de novos contratados. Esse é o primeiro passo, a previsão é que até o meio do ano todas as escolas façam a atualização em tempo real pela Internet e assim, poderemos disponibilizar essas informações no site da Seduc”, destaca Francismeire.

A conexão remota possibilita o profissional encarregado de fazer a lotação do Quadro acessar o banco de dados da Seduc pela Internet. Com isso, ele preencherá os campos solicitados no Quadro com o acompanhamento simultâneo de técnicos na sede. A superintendente adjunta explica que constam no Quadro informações como número de alunos e professores, área construída e patrimônio, entre outros.

“Com o acesso remoto poderemos acompanhar o preenchimento do Quadro em tempo real. Caso haja alguma falha podemos orientar no mesmo instante, validar as informações e mandar para o banco de dados”, salienta Enrique Ferreira, analista de sistemas do Recursos Humanos da Seduc.

AGILIDADE - O processo de modernização da política de RH da Seduc começou em 2004, quando de uma iniciativa inédita, a Seduc enviou às escolas por meio de CD-Rom o Quadro digitalizado. A ação possibilitou a entrada do nome dos professores temporários em tempo recorde na folha de pagamento. “Cerca de 80% dos professores contratados entraram na folha de fevereiro”, frisa Francismeire.

Esse sistema ainda continua nas demais escolas da rede, que já receberam o CD e irão enviar as informações à Seduc por e-mail ou disquete. Para ajudar no preenchimento dos Quadros os técnicos da Seduc estarão nas cidades pólos de Pontes e Lacerda, Mirassol D´Oeste, Alta Floresta, Nova Xavantina, Matupá e Confresa entre os dias 21 a 26 de fevereiro. Já os municípios e região de Diamantino, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Tangará da Serra receberão o auxílio a partir do dia 28 de fevereiro até o dia 5 de março.

Em Cuiabá, o Quadro está sendo digitado no Centro de Formação dos Professores (Cefapro), Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) e na E. E. “André Avelino”. A atualização deve ser enviada á Seduc até o dia 5 de março.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358095/visualizar/