Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 13:25

    Imprimir


O ministro da Defesa libanês, Abderrahim Mrad, acusou nesta sexta-feira o presidente francês Jacques Chirac de alentar a oposição, que ontem à noite chamou os libaneses para uma "intifada (levante) pacífico pela independência" da Síria.

"Quando o presidente Jacques Chirac veio ao Líbano ignorou totalmente o governo, o chefe de Estado e todo mundo", disse Mrad à Tele Líbano, a rede de televisão oficial.

Chirac chegou na quarta-feira em visita privada ao Líbano para apresentar suas condolências à família de Rafik Hariri -de quem era amigo-, assassinado dois dias antes em um atentado no centro do Líbano.

Segundo Mrad, o presidente francês veio "acusar, ajudar e alentar a oposição em sua escalada".

Durante sua visita, Chirac declarou que "a comunidade internacional exige que seja esclarecido o crime (contra Hariri)."

A França foi, junto com os EUA, quem apadrinhou a resolução 1559 no Conselho de Segurança da ONU, que exige a retirada das forças estrangeiras do Líbano (em alusão aos 14.000 soldados sírios), uma resolução que foi percebida como um ato hostil por parte do governo libanês mas bem recebida pela oposição.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358793/visualizar/