Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 12:33

    Imprimir


O professor doutor Francisco de Oliveira, do Departamento de Sociologia da USP, é o pesquisador convidado para realizar a conferência de abertura do V Seminário do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, nesta segunda-feira, dia 21. A palestra acontecerá no Teatro Universitário, às 19:30h e tratará do tema central do encontro: desigualdades sociais e o papel da universidade. Francisco de Oliveira é considerado uma das maiores autoridades, na atualidade, sobre o desenvolvimento econômico da América do Sul. É autor de vários livros, entre os quais ´´Elegia para uma Religião´´, e é membro do Cepal-Centro de Estudos Econômicos para a América Latina, que reúne pesquisadores de vários países.

O V Seminário do ICHS se estenderá até sexta-feira, 25 de fevereiro, e consistirá em conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos, discutindo questões como raça e etnia; cultura e religiosidade; cidadania, trabalho e gênero; cultura, memória e identidade; ética e ciência; sociedade e natureza; fronteira, urbanização e meio ambiente; estado e poder no Brasil; ruralidades e organizações sociais. As atividades serão desenvolvidas no Centro Cultural e o público alvo são pesquisadores, docentes, técnicos administrativos e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, profissionais que atuam nessa área e outras afins e professores do ensino fundamental e médio.

O encontro se propõe a oportunizar um ambiente de debates, em que se compartilhem experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade mato-grossense sobre o tema igualdade/desigualdade social, que, segundo a comissão organizadora do evento, ´´foi, durante o século XIX, a questão que mais preocupou as sociedades industrializadas da Europa, e que, hoje, neste novo milênio, ainda permanece em aberto, assumindo contornos particularmente preocupantes mundialmente.´´ Entendem os organizadores do evento que, ´´para a universidade pública brasileira, se coloca a tarefa de solucionar os graves problemas sociais de acesso à educação, capacitação tecnológica e melhorias de condições de vida em geral, bem como resgatar o chamado passivo social com a inclusão das minorias discriminadas.´´

A programação do Seminário será realizada sempre no horário das 7:30 h da manhã até as 22:00 h, exceto no primeiro dia, quando o período da tarde será reservado para o credenciamento dos participantes, ficando a abertura solene para às 19:00 h. Além de professores da própria UFMT, o evento contará com a participação de pesquisadores de outros estados como a Profª.Drª. Potyara Amazoneide Pereira, do Departamento de Serviço Social da UNB; a Profª. Drª. Mariete de Moraes, do Arquivo Público do Rio de Janeiro; a Profª. Drª Julia Adão, do Departamento de Geografia da UFRJ; e o Prof. Dr. Otávio Guilherme Velho, do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira, encerrando o encontro, haverá, no auditório do Centro Cultural, às 21:30 h, uma mesa redonda sobre ´´As Humanidades e a Universidade´´, com a participação do reitor da UFMT, Prof. Dr. Paulo Speller, da Profª. Drª Teresa Cristina de Souza Higa, Diretora do ICHS e do Prof. Dr. Manoel Domingos Neto, Vice-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O V Seminário do ICHS conta com o patrocínio do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso – FAPEMAT. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais ou pelos telefones (65) 615-8471e 615-8487.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358805/visualizar/