Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Novembro de 2012 às 08:23
Por: Weverton Correa

    Imprimir


Um abaixo-assinado articulado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) deve ser protocolado na quarta-feira (21), no Ministério Público Estadual, em prol do adiamento do leilão da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE Sinop), previsto para 14 de dezembro. Membro de uma das entidades que integram o movimento, Valdeir Pereira, disse, ao Só Notícias, que a intenção é a realização de uma ampla discussão para definições concretas das compensações, além do danos ambientais, com estudo inloco e mais detalhado, principalmente em relação a assentados que devem ser atingidos.

Segundo o representante, o recolhimento das assinaturas teve início no domingo, sendo encerrado na quarta-feira (14), devido a proximidade com a data do leilão, além do tempo necessário para os trâmites pertinentes. A definição saiu a partir de reunião entre os membros das entidades envolvidas que procuraram o Ministério Público. "A quantidade de assinaturas ainda está sendo contabilizadas mas queremos atingir entre 1 mil e 1,5 mil", afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, na terça-feira (12), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o edital do leilão A-5, para compra de energia elétrica, no qual está incluído a usina de Sinop, capacidade para 400 megawatt. 60% do reservatório da usina, que abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte, ficará em Sinop.

De acordo com estudo apresentando pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a área utilizada pra construção da usina de Sinop, tanto para obra em si com a barragem, será de 33,700 mil hectares, sendo que 30,300 mil hectares inundados (incluído áreas produtivas).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35890/visualizar/