Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Novembro de 2012 às 07:38
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Arquivo RN
Neurilan Fraga receberá mais um prêmio pela excelente gestão na educação
Neurilan Fraga receberá mais um prêmio pela excelente gestão na educação
 Após conquistar a melhor avaliação estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), inserindo a rede municipal de ensino, entre as melhores escolas públicas de Mato Grosso.  
 
O IDEB avalia vários requisitos, entre eles a frequência, evasão escolar, matrículas, distorção idade/ano, e retenção acrescidas da nota da prova Brasil, o que mais uma vez levou o município a atingir uma das melhores médias nacionais.
 
A rede pública estadual de ensino do município ficou com a terceira melhor média nacional com a nota 5,7 nos anos iniciais, e a rede municipal de educação obteve nota 6,7 nos anos iniciais, ficando entre as melhores de Mato Grosso pelo trabalho desenvolvido na Escola Municipal Júlio Praxede Duarte.
 
Já nos anos finais a média do município é de 4,7, o que a coloca entre as quatro melhores, enquanto que a rede estadual de ensino na cidade atingiu a média 4,5 a municipal obteve 5,3, percentual que a classifica em segundo lugar com dois outros municípios do Estado.
 
O município acabou ultrapassando as metas projetadas para 2011, e vem a cada ano melhorando os índices das escolas municipais por conta dos investimentos realizados pela administração municipal e da politica educacional implementada pelos coordenadores e professores da rede municipal, com apoio inclusive da iniciativa privada.
 
Esses números estão chamando a atenção de organismos e instituições que monitoram o desempenho da educação brasileira, é o caso do Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (ISUS Educacional) que outorgará uma Comenda Instituto ISUS Educacional, ao prefeito municipal Neurilan Fraga, por ter apresentado avanços na educação de seu município, correspondentes aos dos países desenvolvidos a atenção. A entrega da placa em homenagem acontecerá nos dias 28 e 29 de Novembro em Natal (RN), durante um Congresso Educacional, quando renomadas autoridades da educação ministrarão palestras com temas relevantes para a gestão educacional. 
 
O instituto reconhece as pessoas e entidades comprometidas com a educação de qualidade, principalmente as politicas públicas que provocam a superação de metas e expectativa. 
 
O ISUS promove estudos científicos em várias instituições  de pesquisas com reconhecida autoridade no assunto, entre os quais o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), analisando inclusive o IDEB, e constatou que as escolas do munícipio de Nortelândia alcançaram índices acima da meta estabelecida pelo MEC, em relação à aprendizagem dos seus alunos. 
 
Serão palestrantes no evento o Ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União desde 2001 Benjamin Zymler, o Deputado Federal por Minas Gerais Rodrigo Castro e o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Toninho Andrada. 
 
A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia Scarpat, destacou a importância do reconhecimento nacional pelos avanços alcançados na área e  entende que mesmo atingindo índices de classificação superiores a média nacional, o município seguirá com ações e investimentos objetivando manter a qualidade do ensino médio da cidade e destacou as ações mais importantes como o cumprimento de metas do termo de compromisso todos pela educação, o comprometimento dos profissionais da educação, integração entre as redes de ensino estadual e municipal e a valorização da carreira dos profissionais, como ferramentas propulsoras do desenvolvimento educacional de Nortelândia. 
 
O prefeito municipal Neurilan Fraga, fez questão de afirmar que o fazer em sala de aula aliada as novas práticas pedagógicas contribuíram para que as avaliações externas alcançassem índices positivos, implantando metodologia de ensino diferenciada, projetos pedagógicos de ponta, uma parceria família x escola e entidades privadas, entre outras, são ações que estão assegurando uma educação melhor para as crianças e adolescentes do munícipio. 
 
O índice obtido de 6,7  ficou atrás apenas do município de Querência (6,9) e empatou com Juara e Lucas do Rio Verde, cidades com arrecadação e estrutura física escolar superiores ao de Nortelândia, ou seja, revela que a otimização dos recursos públicos são melhores e apresentam resultados práticos.  
 
A atual administração têm feito ao longo dos anos, pesados investimentos na melhoria da infraestrutura escolar e na capacitação de seus profissionais, com o objetivo de aprimorar o ensino e proporcionar aos alunos da rede municipal, uma educação de qualidade.
 
Para isso foram desenvolvidas parcerias com a iniciativa privada, que contribuíram para a reforma e melhorias das escolas municipais, transformando radicalmente o ambiente escolar encontrado pelos alunos, no inicio do governo em 2009. Um quadro precário e insalubre deixavam os estudantes desmotivados para frequentaram as salas de aula. A biblioteca pública municipal também passou por melhorias e ganhou novo acervo, o local recebeu novos equipamentos e é bem diferente do que os estudantes costumavam frequentar para realizar pesquisas ou leituras.
 
Com a aquisição de veículos, como ônibus, van escolar e um Fiat uno para atender o setor administrativo da pasta, o município economiza recursos que eram utilizados na contratação de transporte escolar, e agora podem ser investidos na melhoria da educação. Os professores desenvolvem e participam de eventos constantemente, objetivando adquirir novas técnicas e aprimorar as existentes, para garantir educação de ponta desde a creche até os últimos anos do ensino na rede municipal.
 
Campanhas educativas são promovidas periodicamente envolvendo toda a comunidade escolar, objetivando conscientizar os alunos da importância de participarem ativamente da sociedade, seja na preservação do meio ambiente, num trânsito seguro, e inclusive incentivando estudantes e a população a praticarem a leitura como ferramenta de crescimento intelectual, social e econômico.
 A Educação de Nortelândia tem recebido diversas premiações ao longo dos anos, o que é um retrato dos avanços alcançados, principalmente pelo envolvimento de toda a equipe e comprometimento de todos na busca por uma gestão eficiente, bem como uma educação cada vez melhor, otimizando os recursos públicos.
 
A administração prima pela boa aplicação dos recursos públicos e preocupa com o futuro das crianças e jovens, que entendo devem ser bem preparados na escola para quando chegarem à fase adulta e enfrentar o exigente mercado de trabalho, e estejam aptos a corresponder às expectativas” disse o secretário. Em 2010 o município recebeu nota 9,5 na Educação e também recebeu o Prêmio Palma de Ouro.
 
No ano passado atingiu a nota 10 pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em razão dos excelentes indicadores colhidos nos órgãos ligados a área e mais uma vez figura entre as 100 melhores gestões educacionais, pelo terceiro ano ininterrupto.  Os números são reflexos de uma completa sintonia entre a equipe técnica e administrativa que juntos trabalham para construir uma educação de qualidade, área que avançou de maneira muito positiva nos últimos anos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35901/visualizar/