Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 11:33

    Imprimir


Brasília - O programa Farmácia Popular já tornou disponíveis, em oito meses, mais de 3,8 milhões de medicamentos. Atualmente o programa conta com 29 farmácias, sendo uma alternativa de acesso à medicação para mais de 20 milhões de pessoas em sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Vitória da Conquista (BA), Itabuna (BA), Goiânia e Caxias do Sul (RS).

A previsão do ministério da Saúde é de que nos próximos dois meses mais 47 farmácias estejam em funcionamento no país. Em dezembro de 2004, o ministério firmou convênios com entidades filantrópicas e habilitou novos parceiros, estaduais e municipais. Com essas inaugurações, o programa estará presente em todas as regiões do país.

O programa Farmácia Popular beneficia quem tem dificuldade para realizar o tratamento por causa do preço do medicamento. Para ter acesso, basta o interessado se dirigir à farmácia com a receita médica ou odontológica. Atualmente, são oferecidos 89 itens, que correspondem a aproximadamente 2 mil apresentações comerciais.

Os medicamentos, indicados para as doenças de maior incidência no país, são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto aos laboratórios públicos e privados e repassados à população pelo valor de custo. Assim, as pessoas conseguem um alívio de até 85% em suas despesas.

Pesquisa realizada pelo ministério da Saúde constatou que o programa é aprovado por 91% dos usuários. Outro ponto forte na avaliação dos pacientes é o atendimento padrão realizado pelas farmácias: 97% aprovaram o tratamento recebido em cada uma das unidades do programa.

Os medicamentos contra doenças crônicas como hipertensão e diabetes estão entre os mais disponibilizados pelas farmácias. Nas unidades do Rio de Janeiro e da Bahia, o mais procurado durante o mês de janeiro foi o Captopril 25 mg, contra hipertensão, com quase 58 mil apresentações disponibilizadas. Em São Paulo, foi o Ácido Acetilsalicílico (100mg), coadjuvante no tratamento da hipertensão, com cerca de 26 mil apresentações. Na unidade de Caxias do Sul (RS) o medicamento mais vendido foi a Metformina (850mg), para o tratamento da diabetes. Totalizando as vendas de todas as 29 unidades do programa, o medicamento mais vendido foi o Captopril 25 mg, com mais de 87 mil apresentações disponibilizadas. Em seguida vem o Ácido Acetilsalicílico (100mg), com cerca de 54 mil apresentações.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população deve telefonar para o Disque Saúde (0800 611997). Outra forma de acesso ao programa é por meio do site, que foi reformulado para facilitar a navegação e fornecer informações úteis. O endereço eletrônico é: www.saude.gov.br/farmaciapopular.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359737/visualizar/