Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 15:10
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, realiza a inauguração de dois importantes serviços de Saúde para Mato Grosso amanhã (16.02), em Cuiabá. O primeiro será a inauguração da Central de Transplantes para captação de córnea, no Hospital e Pronto Socorro Municipal, às duas horas da tarde. Logo depois será inaugurado o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Essa segunda inauguração acontece no MT Hemocentro, às três horas da tarde. O MT Hemocentro fica na rua Treze de Junho, número 1055, no bairro do Porto. Um representante do Ministério da Saúde, o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein, virá à Cuiabá especialmente para participar das solenidades. E para visitar a Central Estadual de Transplantes, na avenida Ten. Cel. Escolástico, esquina com a Dom Bosco, no Centro de Cuiabá.

O superintendente da Central de Regulação do SUS, Vander Fernandes, explicou que a instalação de uma Central de Transplantes no Pronto Socorro de Cuiabá tem como objetivo principal a captação do doador com coração parado, cuja única possibilidade de doação é da córnea que será usada em transplantes. Com a Central, Mato Grosso espera zerar em menos de um ano a fila de espera de quem aguarda um transplante de córnea. “É mais um passo que a Secretaria de Estado de Saúde vem dando com o objetivo de minimizar o sofrimento daqueles que aguardam um transplante”, afirmou.

Vander explicou que a Central vai atender todo o Estado, inclusive, com condições de oferecer córneas para alguns municípios mato-grossenses que já fazem transplantes, como Sinop e Cáceres, e com possibilidade de iniciar o serviço em Rondonópolis. Outro objetivo da vinda de Schlindwein à Capital é uma visita técnica que fará as instalações do primeiro Banco de Olhos de Mato Grosso, que funcionará no Hospital dos Olhos, localizado na rua Ramiro de Noronha, no bairro Jardim Cuiabá. O Banco de Olhos já está montado e será acoplado a campanha nacional que tem como objetivo zerar a fila de transplante de córnea em todo o país. Em Mato Grosso, a fila de espera por uma córnea chaga a 300 pessoas.

Para ajudar nesse objetivo será lançada, junto com a instalação da Central de Transplantes para captação de córnea no Pronto Socorro de Cuiabá, a campanha estadual “Todo cidadão tem o direito de ver Mato Grosso mudar para melhor”. O objetivo é divulgar como a comunidade poderá ajudar no aumento de captação de córnea para transplantes. Vander explicou que “muitas vezes pessoas chegam já mortas no Pronto Socorro de Cuiabá ou vêm a falecer no interior do hospital, enquanto recebem atendimento na tentativa de mantê-las vivas”. Ele disse que, até 6 horas após a morte, as córneas de pessoas falecidas podem ser usadas com êxito em transplantes.

A campanha visa divulgar essa possibilidade. As famílias dos que falecerem no interior do Pronto Socorro, ou chegarem já mortos no hospital, serão abordadas e a equipe médica da Central de Transplantes pedirá a elas autorização para o uso dos olhos das vítimas. “Pedimos à população que colaborem com nossos esforços, autorizando a retirada das córneas pois elas farão com que outros possam desfrutar desse maravilhoso privilégio, ver Mato Grosso mudar para melhor”, solicitou Vander.

REDOME - O lançamento do Redome vai possibilitar reunir informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para transplante. Assim, com as informações do receptor que não disponha de doador aparentado, busca-se no Redome um doador cadastrado que seja compatível e, se encontrado, articula-se a doação. “Na hora que aparecer o receptor é feita a doação”, disse Vander.

Atualmente amostras de sangue são enviadas para Goiânia (Go), onde é realizado o exame de compatibilidade conhecido como HLA, um que identifica geneticamente o doador. Os resultados são enviados, novamente, para a capital de Mato Grosso que inclui, então, os doadores no cadastro nacional.

A expectativa é que em dois meses os exames sejam feitos em Cuiabá. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Ses) viabiliza a vinda de São Paulo ou Curitiba de um profissional altamente capacitado. Vander revelou que três profissionais da região Sul já demonstraram interesse de vir à Cuiabá. “Temos ofertas com duas opções:”, anunciou o superintendente. “Profissionais que querem vir morar e trabalhar em Mato Grosso e profissionais que querem vir à Cuiabá, capacitar técnicos locais para realizar o exame e, daí, retornar para sua cidade de origem. Mas o cadastro vai possibilitar uma chance maior de encontrar um doador de medula óssea para portadores de leucemia e outros tipos de cânceres do sangue”, comentou.

Durante o lançamento do Registro de Doadores de Medula Óssea será feito um ato simbólico da abertura dos serviços: duas pessoas terão seu sangue extraído e já se tornarão doadores de medula óssea com seus nomes incluídos no Redome.





Fonte: Assesoria/ses-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/360006/visualizar/