Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 06:17
Por: Leonêncio Nossa

    Imprimir


Brasília - O ministro da Educação, Tarso Genro, informou ontem que sobraram 16 mil vagas para estudantes carentes em faculdades privadas incluídas no projeto Universidade para Todos (ProUni), sendo 10 mil bolsas parciais e seis mil integrais. Dos quase 400 mil estudantes inscritos nas duas fases do programa, apenas 94 mil atenderam a todas as exigências.

Após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, Genro disse que o governo avalia agora como preencher as vagas restantes. "Vamos fazer um esforço para preencher todas as 112 mil vagas do projeto", afirmou. Ele explicou que o critérios de seleção foi a nota obtida pelos concorrentes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para o curso de medicina, por exemplo, o aluno concorrente tinha de apresentar rendimento mínimo de 70% no Enem.

Tarso Genro afirmou que a maior dificuldade de preenchimento de vagas ocorreu naquelas que foram reservadas a estudantes negros e índios. Cerca de 50% dessas vagas não foram preenchidas. O ministro, no entanto, descartou diminuir o percentual de rendimento exigido dos concorrentes no Enem.

Tarso Genro informou ainda que o presidente Lula decidiu sancionar sem vetos o projeto de lei do ProUni. O Congresso aprovou a proposta depois de alterar o texto de medida provisória enviada pelo Executivo. Uma das alterações reduziu o número de vagas do programa de 10% para 8,5% da receita das instituições privadas de ensino. "Qualquer ajuste será feito num processo de negociação", disse o ministro. "O presidente está otimista e pretende ampliar o acesso dos estudantes à Universidade."

Pelo ProUni, as instituições recebem incentivos fiscais em troca da concessão de bolsas a alunos carentes. O Ministério da Educação informou também que o resultado dos alunos pré-selecionados será divulgado a partir de segunda-feira pela internet. Até o dia 21 deste mês, os candidatos devem comparecer à instituição de ensino na qual tenham sido pré-selecionados para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/360833/visualizar/