Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 17:00
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado recebeu em seu gabinete na tarde do dia 06.01, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos(PSDB), o reitor da UFMT, Paulo Speller, o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Araí Carlos da Fonseca, o secretário Adjunto de Saúde do município,Sidney Munhoz, o diretor do Hospital Júlio Muller, Elias Nogueira Perez e ainda uma comissão de saúde de Cuiabá, para discutir a instalação dos hospitais materno-infantil e de medicina tropical da Capital .

Na reunião, o secretário de Saúde mostrou-se receptivo as reivindicações do prefeito da Capital e discutiu parcerias concretas na área de saúde tanto com a direção da UFMT como da Prefeitura de Cuiabá, como a ampliação dos serviços de saúde de pequena, média e alta complexidade nos hospitais da Capital.

Ficou definido que o Hospital Júlio Muller receberá reforço do Estado para o atendimento em atenção básica. Com a construção do Hospital Central, os casos de média e alta complexidade serão feitos no Hospital Central de Cuiabá, com a nova idéia de transforma-lo em hospital escola. O Hospital São Thomé será transformado em estabelecimento de medicina tropical para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase, malária entre outras doenças infecto-contagiosas.

A principal reivindicação do prefeito Wilson Santos foi garantida pelo secretário Marcos Machado que é a operacionalização do Hospital Modelo em hospital materno-infantil. “A participação do Estado na melhoria da saúde pública de Cuiabá já é uma realidade. Com esta reunião, vamos fortalecer as parcerias e definir as ações na área da saúde que a população mais necessita. Os investimentos que o Estado e o município farão vão proporcionar fortalecimento da saúde pública da Capital que passará a contar com uma novos serviços de qualidade como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Machado.

O prefeito Wilson Santos ao falar sobre a reunião destacou: “Viemos aqui tratar especificamente do futuro hospital materno-infantil e a possibilidade de assinaturas de convênio. Entretanto, recebemos muito mais. A Capital necessita de serviços de atendimento de média e alta complexidade na área materno-infantil. Com a parceria estabelecida hoje com o Estado, estes serviços em breve serão uma realidade em nosso município”, assinalou.

A assinaturas de convênios para custeios que garantam a estrutura de gestão do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, como também da sustentação da Central de Regulação do município, fizeram parte da pauta de reivindicações.

O secretário Marcos Machado ainda garantiu o agendamento de uma próxima reunião com o governador Blairo Maggi e a aprovação das propostas do município de Cuiabá, como a aquisição de mais hospitais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/360934/visualizar/