Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Dezembro de 2004 às 07:35

    Imprimir


A concessão de bolsas integrais e parciais em universidades particulares estabelecida pelo ProUni, do Ministério da Educação, não garante que os estudantes consigam se manter no ensino superior.

O alerta é do Observatório Universitário da Universidade Candido Mendes. A entidade pesquisou o perfil socioeconômico de estudantes de famílias com renda per capita mensal inferior a 1,5 salário mínimo. Segundo a pesquisa, feita a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE, 35% dos estudantes que estão no último ano do ensino médio ou já completaram esse nível de ensino terão dificuldade de se manter no ensino superior mesmo com bolsa integral caso sejam selecionados pelo ProUni.

A renda mensal das família não é suficiente para comprar eletrodomésticos de primeira necessidade, e além disso é comprometida em mais de 40% com aluguel.

O total de estudantes com ensino médio completo ou em fase de conclusão nessa situação, segundo os critérios utilizados pela pesquisa, foi de 3,7 milhões, ou 35% do total de 10,5 milhões de brasileiros com condições de se candidatar a uma bolsa integral no programa do Ministério da Educação.

"Uma política de inclusão dos integrantes de famílias mais pobres nas universidades exige mais do que uma simples bolsa de estudos na rede privada. Requer que se pense em mecanismos capazes de manter o estudante na universidade, com condições mínimas para que este conclua o curso que iniciou", afirmam os autores da pesquisa.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362339/visualizar/