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Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 17:29
Por: Aluizio de Azevedo

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A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e o secretário adjunto de Infra Estrutura, Afonso Dalberto, estiveram nesta quarta-feira (22.12), vistoriando as obras da Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, no bairro Areão em Cuiabá.

A unidade, que tem 145 alunos matriculados, entre portadores de paralisia cerebral, autismo, déficit cognitivo e debilidade mental, atualmente funciona no bairro Jardim Petrópolis em um prédio com estado precário de infra-estrutura. A nova unidade será a primeira escola construída para atender exclusivamente alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE’s).

O novo prédio terá 600m² e contará com duas rampas para que os carros tragam os alunos e os desembarquem na porta do estabelecimento. Além disso, disponibilizará aos alunos banheiros a cada duas salas de aula, que no total serão 19 separadas por divisórias, o que proporcionará ampla ventilação.

O terreno total é de 5.920m² e, com esse espaço, futuramente poderá ser construída uma piscina para atender os alunos. O espaço físico onde foi construída a escola também possui espaço para estacionamento e horta. A construção será entregue no início das aulas no ano letivo de 2005.

Ao todo são 80 profissionais entre professores, auxiliares e equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, e assistente social) que se dedicam aos cuidados dos estudantes PNNEs.

De acordo com Ana Carla, com a nova construção o governo demonstra o respeito que tem com a Educação Especial no Estado. "Uma das principais metas na Seduc é a inclusão pela educação. E com a nova sede da escola, vamos proporcionar condições para que essas crianças tenham um atendimento de respeito e de qualidade", salienta.

LIVRE APRENDER - A Escola Livre Aprender é uma instituição pública de ensino especializado que cuida em tempo integral de portadores de necessidades especiais. As crianças passam o dia na escola, desenvolvendo trabalhos de escolarização e profissionalização, Educação Física, e atividades da vida diária como vestir e calçar. Na unidade, existe uma equipe que realiza a avaliação para saber se as crianças são ou não alunos que necessitam de Educação Especial.




Fonte: Secom - MT

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